1 de abril de 2008

Arquitecto Jean Nouvel ganha Prémio Pritzker

O arquitecto francês Jean Nouvel ganhou o Prémio Pritzker, a recompensa mais prestigiada da arquitectura mundial, e que é considerado o "Nobel" do sector, foi ontem anunciado em Los Angeles.

O Pritzker tem o valor de 100 mil dólares (63 mil euros), acompanhado por uma medalha de bronze simbólica, e é atribuído todos os anos, desde 1979, pela Fundação Hyatt.

Nouvel, de 62 anos, foi distinguido pelo conjunto da carreira, marcada pela "corajosa perseguição de novas ideias e por questionar normas aceites, visando alargar os limites do seu campo de actividade", declarou Thomas Pritzker, presidente daquela fundação.

Segundo lorde Palumbo, "para Nouvel, em arquitectura, não há 'estilo' a priori. É antes um contexto, interpretado no seu sentido mais amplo, para incluir a cultura, o local, o programa e o cliente, o que o leva a desenvolver uma estratégia diferente para cada projecto".

O essencial da obra de Jean Nouvel encontra-se em França (Fundação Cartier, Museu do Quai Branly ou o Instituto do Mundo Árabe, em Paris, a renovação da Ópera de Lyon e o Palácio da Justiça de Nantes, por exemplo), mas o arquitecto tem, com a sua equipa, concebido projectos no mundo inteiro, somando até agora mais de 200 edifícios.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: