18 de abril de 2008

Distinguido ou distingüido

O acordo ortográfico, a aposta na criação de museus no Brasil e a importância da acção cívica foram alguns dos temas abordados pelo músico e ministro da Cultura brasileiro, em Lisboa. Amanhã, dia 19 de Abril, Gilberto Gil está no Porto.

O governante brasileiro, que recebeu na noite de quarta-feira um doutoramento Honoris Causa em Museologia, atribuído pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, considerou que “ao levar as pessoas a discutirem a língua, o acordo ortográfico já está a prestar um grande serviço”.

Colocando uma nota de humor no seu discurso, o compositor e intérprete baiano disse não saber se estava a ser “distinguido” ou distingüido”, aludindo a uma controvérsia sobre o abandono do trema na ortografia brasileira após a entrada em vigor do acordo.

Gilberto Gil falou também do que mudou na sua vida quando passou a conciliar a vida de músico com o cargo político que ocupa. “Ser ministro obriga-me a acordar mais cedo, a ter ocupações formais como actividades administrativas e representativas, a prestar regularmente contas ao público e a participar em discussões internas no Governo, nomeadamente para decidir onde devem ser investidas as verbas”, contou.

Na sua intervenção após receber a medalha e o diploma, o recém-doutorado optou por falar dos museus e da museologia, assegurando que estes ganharam “um lugar importante” no seu coração. “Os museus podem redimensionar o ambiente humano no território brasileiro”, afirmou o ministro, referindo o caso de Iberê Camargo. Também presente na cerimónia, Pinto Ribeiro destacou o facto de Gilberto Gil “fazer com paixão aquilo de que gosta”.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Sem comentários: