17 de abril de 2008

O último dos grandes artistas da Walt Disney

O nariz do Pinóquio, o chapéu do Peter Pan e o vestido da Branca de Neve são pormenores que não passam em branco para quem assiste aos filmes da Disney. São só alguns exemplos do trabalho de Ollie Johnston, o último representante da chamada "idade de ouro" dos criadores da Walt Disney que morreu na segunda-feira, dia 14 de Abril de 2008, num lar de idosos, em Sequim, Washington, aos 95 anos.

Johnston, que participou nas primeiras longas-metragens de animação da empresa, fazia parte do grupo da elite de desenhadores de Walt Disney, baptizado pelo próprio de "Nine Old Man". Era o último representante vivo do conjunto de nove artistas responsável pelo trabalho de desenho de vários filmes da Disney a partir dos anos 30.

"Pinóquio", "Bambi", "Peter Pan" e "Branca de Neve e os Sete Anões" foram alguns dos filmes que contaram com os traços de Johnston, que trabalhou durante 43 anos para a Disney e participou também nas curtas-metragens de Mickey, antes de começar a contribuir para "os clássicos" da empresa.

Em 2005, recebeu, a Medalha Nacional das Artes, uma das maiores distinções artísticas nos EUA. Antes já tinha sido homenageado com o "Disney Legends Award", em 1989, e com um tributo da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, em 2003.

Os trabalhos de Johnston podem ser vistos em "Bambi", "Cinderela", "Alice no País das Maravilhas", "Bela Adormecida", "A Dama e o Vagabundo", "101 Dálmatas", "Mary Poppins" e "O Livro da Selva".

Fonte: Jornal Público

Sem comentários: