22 de abril de 2008

Exame e diagnóstico de cancro da mama num dia

Realizar num único local e num só dia todos os exames necessários para o diagnóstico e, caso seja necessário, ter uma proposta de terapêutica para as doenças da mama é a nova aposta do Hospital de S. João, no Porto, ao inaugurar, hoje, a Unidade Especializada de Diagnóstico do Cancro da Mama, apoiada pela Laço.

Trata-se da primeira unidade do género em Portugal que reúne todas as especialidades em patologia mamária numa equipa única. "Assim, as mulheres, em vez de andarem por três ou quatro serviços, e terem de ir ao hospital várias vezes para realizar diferentes exames e saber os resultados e, depois, obterem uma orientação de tratamento, fazem tudo num só dia, nesta unidade", explicou Francisco Pimentel, coordenador da especialidade.

A consulta é iniciada por um médico de Cirurgia, que faz a primeira observação. Segue-se a radiologia onde são feitas as mamografias, ecografias e, em caso de necessidade, as biópsias. Para uma avaliação rápida deste último teste, especialistas em Anatomia Patológica também fazem parte da equipa. "É imperioso criar um circuito que não obrigue a mulher a esperar por um diagnóstico. A angústia da espera não faz qualquer sentido", sublinhou Francisco Pimentel.

Nesse sentido, a nova unidade terá também uma consulta de risco de cancro da mama e do ovário. "Trata-se de uma consulta de aconselhamento genético e de hereditariedade, isto é, uma mulher jovem a quem foi detectado cancro da mama, que quer saber o que deve fazer em relação à sua filha, ou que tem um historial na família próxima de cancro da mama ou do ovário, nesse espaço terá um aconselhamento", disse Francisco Pimentel.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: