4 de abril de 2008

O sonho e a justiça de Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. nasceu a 15 de Janeiro de 1929, em Atlanta, Geórgia. Foi pastor baptista mas também o líder da integração de milhares de negros, principalmente mulheres, que ainda viviam oprimidos na sociedade norte-americana.

Em 1955, depois de uma mulher negra, de nome Rosa Parks, ter sido presa por se recusar a ceder o lugar a um homem branco, Martin Luther King organizou um boicote de 381 dias ao sistema de autocarros de Montgomery, no Alabama.

O discurso de 1963, I Have a Dream, ainda ecoa na mente de todos os americanos. Em frente ao Memorial Lincoln, em Washington, durante a marcha pelo emprego e pela liberdade, abriu o seu coração e revelou a 200 mil pessoas o seu sonho.

«Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a rectidão como um rio caudaloso.» MLK

Martin Luther King Jr. foi um dos maiores oradores da história. Mostrava-se totalmente contra a guerra do Vietname, defendia que todos nasciam iguais e acreditava numa nação que não julgasse os homens pela cor de sua pele mas sim pelo seu carácter.

A 4 de Abril de 1968 desaparecia um dos maiores oradores da história. Martin Luther Kig Jr. foi assassinado por um atirador furtivo na varando do Motel Lorraine, em Memphis, no Tenesse.

Morreu há 40 anos mas o seu espírito mantém-se mais vivo do que nunca.

Fonte: Notícias Sapo

Sem comentários: