23 de abril de 2008

Lobo ibérico em perigo

Três centenas de lobos sobrevivem em território português, um número que poderá reduzir se estes animais forem «esquecidos» no planeamento da construção de auto-estradas, parques eólicos e barragens, alertou o presidente do Grupo Lobo.

Francisco Petrucci-Fonseca disse haver uma grande preocupação com o impacto que estas grandes infra-estruturas têm nos territórios habitados pelo lobo ibérico, uma vez que levam a que “a sua área de distribuição esteja mais fragmentada”.

Com o objectivo de debater as medidas a tomar para que estes grandes predadores carnívoros possam viver ao lado do progresso, realiza-se sexta-feira, em Lamego, a conferência “Grandes Infra-Estruturas & Conservação do Lobo”, integrada numa reunião de trabalho do Projecto Life Coex, que junta representantes de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia.

Segundo o presidente do Grupo Lobo, estas infra-estruturas “estão a ter um impacto no território que o lobo ainda ocupa”, e deu como exemplo a região de Vila Real, devido à construção de estradas e parques eólicos. “Há alcateias na zona de Vila Real que já desapareceram nos últimos dois anos. E a construção das barragens do Tâmega será mais um problema”, avisou. Por isso, afirmou que o novo desafio para a conservação do lobo é que estas novas infra-estruturas tenham em conta a sua existência, criando, por exemplo, no caso das auto-estradas, passagens superiores ou túneis que “aumentem a permeabilidade” a esta e outras espécies, como corços e veados.

Fonte: Espigueiro

Sem comentários: