14 de abril de 2008

Subida dos alimentos terá "consequências terríveis"

O tema da fome voltou a estar presente nos debates da reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. No fim dos trabalhos, Dominique Strauss-Kahn, director-geral da organização, alertou para as "consequências terríveis" do aumento continuado dos preços dos alimentos e dos combustíveis.

O ex-ministro socialista das Finanças chamou a atenção para as consequências da onda altista dos preços em países como o Haiti, o Egipto ou as Filipinas, nos quais já se verificaram graves distúrbios sociais com mortes e grande número de feridos.

A Tailândia já anunciou o embargo às tradicionais exportações de arroz para tentar baixar os preços no seu mercado interno. "Centenas de milhares de pessoas morrerão à fome e crianças, sobretudo em África, sofrerão de subnutrição", com graves consequências para o resto das suas vidas. Além do mais, a escalada de preços, acrescentou Strauss-Kahn, " levará a desequilíbrios comerciais, que afectam igualmente os países desenvolvidos".

A ministra alemã para o Desenvolvimento, Heidemarie Wieczorek-Zeul, considerou ser inaceitável que a exportação de agrocombustíveis se tenha tornado uma ameaça ao abastecimento alimentar dos pobres. "O mundo necessita harmonizar os objectivos de mitigar as alterações climáticas, com a segurança alimentar e o desenvolvimento social," afirmou...

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: