12 de abril de 2008

"Fading Hutongs" no Centro de Fotografia

Inaugura hoje, no Centro Português de Fotografia, no edifício da Cadeia da Relação do Porto, a exposição de fotografia "Fading Hutongs", de Júlio de Matos.

Surgido na sequência de "Porta do Paraíso - Manikarnika Ghat", este projecto de Júlio de Matos, que também é arquitecto, mostra a entrada e a permanência no imaginário do "Hutong" (palavra chinesa) com o constrangimento de um ocidental e o alarme do seu acelerado desaparecimento.

De sublinhar que os "hutongs" são caminhos estreitos que dão passagem às diversas "siheyuan", onde a lei mandava haver espaço para cultivar uma árvore. Trata-se da passagem que situa o aglomerado familiar. No entanto, a vaga de renovação urbana ao modo do Ocidente e a proximidade dos Jogos Olímpicos proporcionaram o desaparecimento dos "hutongs" e das comunidades que definiam.

As fotografias que integram a mostra, que estará a público a partir de hoje, mostram como a destruição em Beijing e o avanço das avenidas com edifícios em altura cerca, até à desistência, o velho traçado labiríntico.

Estas fotografias, que evocam o preto e branco das gravuras e das memórias, reinstalam-nos nas pinturas de motivos evanescentes e desenho rigoroso que desafiaram os artistas do último quartel do século XIX e Júlio de Matos iluminou-as com apontamentos de cor.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: