23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

Em 2007 venderam-se em Portugal 13,5 milhões de livros, o que correspondeu a um volume de facturação de 152 milhões de euros. Os números foram divulgados pela GfK, uma empresa alemã de estudos de mercado.

Sem contabilizar o preço médio de cada livro, o estudo faz a divisão e chega a um número: cada português comprou em média 1,45 livros em 2007, e dedicou à leitura cerca de 20 por cento do tempo de lazer. A televisão ganha em todas as frentes: quer no tempo que consome, quer nos índices de preferência. Um exemplo: 35 por cento dos portugueses leram nos últimos 12 meses, uma percentagem que representa quase dois terços menos do que a dos portugueses que viram televisão.

Em termos geográficos, Lisboa concentra metade do valor das vendas de livros em Portugal. Muito atrás, com 19 por cento cada, seguem-se as regiões do Porto e o Litoral.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: