18 de abril de 2008

Filhos saudáveis para rapazes com cancro

As crianças de sexo masculino afectadas por doenças oncológicas poderão ver nas células estaminais uma solução para a sua fertilidade futura, revelou ontem Mário de Sousa, especialista em medicina de reprodução.

Um novo estudo, realizado em indivíduos adultos do sexo masculino que em crianças foram afectados por uma doença cancerígena, conclui que ao isolar células estaminais progenitoras antes da realização da quimioterapia se pode mantê-las vivas e férteis.

"Por enquanto, conseguimos dividir as células, talvez daqui a dois anos possamos dizer que alcançámos a sua purificação total, conseguindo que estes adultos, que sofreram de doenças cancerígenas em crianças, possam ter filhos completamente saudáveis", disse o especialista, que falava no âmbito do IV Ciclo de Conferências do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-N).

O director do Serviço do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) frisou que este novo estudo surgiu graças ao desafio de uma médica norte-americana que lhe pediu que se "dedicasse às suas crianças de oncologia".

Devido ao elevado custo destes tratamentos nos centros privados de reprodução assistida, os casais mais desfavorecidos economicamente são os que recorrem aos hospitais públicos e, por isso, são os que mais necessitam do banco público.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: