17 de abril de 2008

Jornalistas do 'Le Monde' de greve

Os funcionários do jornal francês Le Monde decidiram ontem realizar hoje, dia 17 de Abril de 2008, uma nova greve, a segunda numa semana, para protestar contra o plano de recuperação económica da empresa, apresentado no início do mês, e que prevê 130 despedimentos e a venda de algumas publicações, noticia a AFP.

Na última segunda-feira, os jornalistas cumpriram um dia de greve, fazendo com que, pela segunda vez na história, o jornal não saísse para a rua. O último protesto do género ocorreu em 1976, contra a aquisição do jornal France Soir por Robert Hersant. Com a paralisação de anteontem, o jornal não chegou às bancas, ficando por publicar os cerca de 320 mil exemplares que diariamente são distribuídos.

Ontem, durante uma assembleia geral foi aprovada a realização de uma nova greve, com 346 votos a favor e 69 contra, entre os 425 votantes presentes. Assim, o periódico francês volta a não circular amanhã, sexta-feira.

Lido todos os dias por cerca de dois milhões de pessoas, o Le Monde é um dos jornais mais influentes na França, mas, tal como outros grupos mediáticos, luta contra a queda da publicidade e a crescente concorrência de outros meios de comunicação.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: