Os acidentes vasculares cerebrais mata dois portugueses em cada hora e dos que lhes sobrevivem, mais de metade ficam com elevado grau de incapacidade. Informações preocupantes, que levaram a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) a assinalar o Dia do Doente com AVC, dia 31, com uma grande campanha de sensibilização para aquela que é a primeira causa de morte em Portugal.
Segundo a SPAVC as dimensões do problema no país são alarmantes, sendo a taxa de mortalidade por AVC em Portugal a mais elevada da União Europeia. Devido a este problema são internados todos os anos mais de 25 mil pessoas.
Para fazer frente ao problema, a associação pretende sensibilizar a população com a ajuda da Farmalux. Em todo o país serão levadas a cabo acções de informação, com rastreio dos principais factores de risco e sessões informativas.
Este ano, serão organizadas sessões em Odivelas, no Porto, em Braga, Santarém, Ponte de Lima, Macedo de Cavaleiros e Covilhã. Em todas a ideia essencial é passar a mensagem de que a prevenção é fundamental e que um AVC deve ser considerado uma urgência.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário