1 de abril de 2008

1 de Abril exaltado desde 1564

"Mentir não é só dizer aquilo que não é. É também, e sobretudo, dizer mais do que aquilo que é e, do que diz respeito ao coração humano, dizer mais do que se sente. É isso que fazemos todos, todos os dias, para simplificar a nossa vida."
A expressão é de Albert Camus, escritor francês do século XX.

Segundo um estudo feito pela companhia britânica Beverage Brands, todas as pessoas mentem cerca de quarto vezes por dia. Quando alcançam os 60 anos de vida, já mentiram pelo menos 88 mil vezes. Como muitos previam, os homens mentem mais vezes do que as mulheres.

Sir Winston Churchill dizia que "uma mentira dá meia volta ao mundo antes que a verdade tenha tempo de se vestir". Mas também é certo que, "qualquer um, pode dizer a verdade, mas é necessário um espírito hábil para dizer uma boa mentira", como referiu Samuel Butler.

Dizia Albert Camus: "Uma pessoa que eu conhecia costumava dividir os seres humanos em três categorias: aqueles que preferem nada ter a esconder de modo a não serem obrigados a mentir; aqueles que preferem mentir a não poderem esconder nada; e, finalmente, aqueles que gostam de mentir e esconder". Há, no entanto, quem defenda a mentira por amor. Porém, há quem diga: "Uma pessoa que minta por ti também mente contra ti".

Sendo assim, "a melhor política é dizer sempre a verdade, a não ser, claro, que sejamos uns excepcionais mentirosos", como também defendia Jerome K. Jerome. E acreditar nas palavras, como o filósofo Friedrich Wilhelm Nietzche: "As convicções são mais perigosas para a verdade do que as mentiras".
...

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: