O quadro “Benefits Supervisor Sleeping”, do alemão Lucian Freud, vai a leilão em Maio na Christie´s e arrisca-se a ser o mais caro quadro de sempre de um artista vivo se atingir a licitação esperada de 21 milhões de euros.
A obra, que estará exposta em Londres até hoje e vai a leilão em Nova Iorque em Maio, foi feita por Lucian Freud em 1995 e apresenta um retrato de corpo inteiro, de grandes dimensões, de uma mulher obesa nua a dormir num sofá.
A leiloeira Christie´s estima que o quadro poderá bater o recorde da mais cara pintura de um artista vivo, ultrapassando os 14 milhões de euros de “Hanging Heart”, de Jeff Koons, que foi a leilão em Novembro último.
Garante que não foi pelo dinheiro que o fez e lembra-se dos excelentes almoços com o pintor. Sue Tilley diz que gostou do resultado final, mas reconhece que não é propriamente o ideal da beleza feminina. “Eu sei que não sou, mas quem é? E ele nunca faz com que as magras pareçam bonitas.”.
Lucian Freud, 85 anos, de origem alemã radicado no Reino Unido e neto de Sigmund Freud, é conhecido por retratos pouco convencionais, que combinam a técnica dos mestres com a expressão e a sensibilidade dos tempos modernos, como referiu Pilar Ordovás, da Christie´s.
Fonte: Primeiro de Janeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário