30 de abril de 2008

PortoCartoon

O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

“A chama Olímpica”, título do desenho vencedor, aborda as questões das várias violações dos “Direitos Humanos” da China sobre o Tibete. Augusto Cid é colaborador do semanário SOL e já foi alvo de uma exposição antológica por parte do Museu Nacional da Imprensa em 2004. Denominada “O Cavaleiro do cartoon” a mostra apresentou cerca de 120 dos seus melhores desenhos feitos ao longo da sua carreira.

Os “Direitos Humanos” foram o tema escolhido para esta edição e assume nesta altura uma especial pertinência pelos problemas levantados com a viagem da chama olímpica para a China.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países: Azerbeijão, Bélgica, Brasil (2), Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, México, Polónia, Portugal, Turquia (3). A menção portuguesa foi atribuída pelo segundo ano consecutivo a uma caricatura (Dalai Lama) da autoria de António Santos.

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países.

Organizado anualmente desde 1998, o PortoCartoon celebra este ano o seu 10º aniversário. Sempre com temas de grande impacto mundial, o festival internacional de cartoon já contabilizou a participação de mais de 4000 artistas dos quatro cantos do mundo, tendo já no seu espólio quase 13500 trabalhos, entre eles alguns dos meus renomados artistas mundiais.

Fonte: e-cultura

Sem comentários: