3 de fevereiro de 2008

Jantar ao Escuro em Paris

Um restaurante em Paris oferece aos seus clientes a oportunidade de jantarem na total escuridão. Os empregados que trabalham no restaurante Dans le Noir são cegos. Além de servirem à mesa, também são os guias, que acompanhando os visitantes até as mesas.

O restaurante, situado no bairro de Les Halles, próximo do Centro Georges Pompidou, está a fazer sucesso em Paris.

O objectivo dos proprietários é demonstrar apenas por algumas horas o dia-a-dia de um cego.


Antes de entrar na sala de refeições, os clientes deixam em arrumos no bar do restaurante qualquer objecto que emita a mínima luz.

Os pratos também são escolhidos antes de entrar no recinto escuro. Entre as opções, há ainda o "menu surpresa", que só será descoberto quando o garfo for levado à boca.

Os clientes passam por três espaços diferentes, separados por cortinas, onde a luz vai diminuindo progressivamente até chegar ao recinto escuro.

Ao serem instalados, a primeira reacção é apalpar o espaço à procura dos talheres, copos e guardanapos.

O parisiense Élcio Ramalho, que pediu o "menu surpresa", diz que conseguiu identificar facilmente o que foi servido (peixe com arroz, no prato principal), mas que a grande dificuldade é saber a quantidade que deve ser colocada no garfo e como levá-lo à boca sem derrubar a comida.

O restaurante, que pode servir até 60 clientes, está sempre lotado no horário do jantar, quando as pessoas têm mais tempo para esta grande aventura.

Fonte: BBC Brasil

Sem comentários: