12 de fevereiro de 2008

A emergência médica pré-hospitalar!!!

Situação de emergência
Alertar os serviços competentes, o que em Portugal, à semelhança dos países da UE, é feito através do número 112. Esta chamada é gratuita.

Informar o 112, de forma simples e clara:
- O tipo de situação (doença, acidente, etc);
- O número de telefone do qual está a ligar;
- A localização exacta e, sempre que possível, pontos de referência;
- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa;
- Informar de outros perigos (libertação de gases, perigo de incêndio, etc. )

Intoxicação ou envenenamento
Nestes casos, telefone para o Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV) do INEM: 808 250 143 (24 horas). Procure ter informação que possa ajudar o CIAV a identificar a situação como o produto, quantidade usada, hora provável do uso.


Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM
É o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

Centro de Informação Anti-venenos - CIAV
É um centro médico de informação toxicológica. Presta informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos - humanas e animais - e de intoxicações agudas ou crónicas. Fornece esclarecimentos sobre efeitos secundários dos medicamentos, substâncias cancerígenas, mutagénicas e teratogénicas.

Centro de Orientação de Doentes Urgentes - CODU
É o elo da cadeia de socorro para onde são encaminhados os pedidos recebidos através do Número Nacional de Socorro - 112 - na área da emergência médica. O seu funcionamento é assegurado em permanência por médicos e operadores de central com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento de pré-socorro e selecção e accionamento dos meios de socorro mais adequados a cada ocorrência, preparando a recepção hospitalar dos doentes.
...

Fonte: Portal de Saúde

Sem comentários: