14 de fevereiro de 2008

Mosteiro de Arouca vai albergar hotel!

Vai ser aberto na próxima semana o concurso público para a construção de uma unidade de alojamento de luxo na Ala Sul do Mosteiro de Arouca. Trata-se de uma pretensão da câmara com mais de 20 anos e que agora vai ser possível graças a um protocolo assinado, há pouco menos de um ano, entre a autarquia, o Ministério da Cultura, o Instituto Português do Património Arquitectónico e a Real Irmandade da Rainha Mafalda.

A Câmara de Arouca encomendou um estudo prévio ao arquitecto Eduardo Souto Moura que terá que ser integralmente respeitado pela empresa que ganhar o concurso.

A consumação desta obra, irá dotar Arouca de uma maior capacidade de alojamento, que no entender do presidente da câmara de Arouca é “uma falha gravíssima na cidade”.


O projecto
A Ala Sul do Mosteiro, a única que se encontra desocupada, é um antigo dormitório cujas salas foram, há pouco tempo, usadas para formação profissional. Este espaço vai albergar 44 quartos, e o estudo prévio prevê ainda a construção de cozinhas enterradas na cave do edifício, um restaurante com vista sobre o terreiro, que terá uma área aproximada de 300 metros quadrados e capacidade para 250 pessoas, uma sala de eventos com cerca de 145 metros quadrados e uma outra com pouco mais de 200 metros quadrados.

Na zona envolvente do mosteiro, quase na totalidade ocupada por espaços verdes, o estudo realizado por Souto Moura aconselha o aproveitamento de uma área não superior a três hectares para a instalação de uma piscina e de um campo de ténis.

...

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: