6 de fevereiro de 2008

Ser "bom pai" custa pelo menos 236 euros/mês ou não?!

Uma equipa de psicólogos de Coimbra fez as contas para saber quanto custa ser "bom pai" e concluiu que nos primeiros 25 anos de vida cada família de classe média-baixa gasta, em média, 236,446 mensais com cada filho.

Os números foram apresentados na Universidade do Minho, em Braga. Tendo por base números apresentados pelo economista Barbosa de Melo, a equipa de psicólogos de Coimbra imaginou a vida de duas famílias da classe média, de rendimentos diferentes, e somou as despesas.

Como "rendimentos perdidos", foram considerados "o valor das horas que os pais despenderam e que poderiam ter investido na sua carreira profissional, enriquecendo o currículo com formações que lhes permitiriam subir no quadro da empresa ou efectuando horas extra para engrossar o salário".

Numa família de classe média baixa, nos primeiros 25 anos de vida de um filho, os pais terão gasto 236,446 euros mensais. No cálculo entraram despesas com fraldas, médicos, comida, roupa, desporto, livros, propinas e mensalidades escolares. Numa família de classe média alta, cada filho, até aos 25 anos, custará 678,875 euros.

Fonte: Jornal de Notícias

Comentário: "A nossa sociedade resume a vida, amor e a amizade a valores monetários. Qual será o valor dos primeiros passos de um filho, da primeira palavra dada, do amor dado e recebido... Existem coisas que não têm preço, não podem ser pesadas nem medidas... E em segundo lugar não se pode avaliar a qualidade dos pais pelo dinheiro gasto nos filhos! Compensar os filhos com brinquedos ou dinheiro não substitui o tempo de vivência, brincadeira e pela presença! Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho."

Sem comentários: