24 de fevereiro de 2008

Renzo Piano - avança sobre a margem de Atenas


A fundação grega Stavros Niarchos irá usufruir do talento do arquitecto italiano Renzo Piano para a realização de um vasto complexo cultural na frente de mar de Atenas.
Esta organização filantrópica tinha anunciado em Junho último a sua intenção de realizar este centro com uma superfície de 17 hectares, e seguidamente oferecê-lo ao Estado grego. Este projecto cujo orçamento estimado é de 300 milhões de euros, acolherá as novas instalações da Biblioteca e da Ópera Nacional. Estas duas instituições estão actualmente albergadas em construções obsoletas do centro da cidade, e finalmente, terão o merecido lugar neste parque dedicado à educação e a cultura.
O conjunto será construído no Phalère, entre Atenas e o porto do Pireu, um lugar que já foi objecto de requalificação para os Jogos olímpicos de 2004, mas que ficou posteriormente ao abandono.
Desejosa de obter o centro cultural "mais sedutor, elegante, e funcional", capaz de suscitar a admiração para além fronteiras, a fundação Stavros Niarchos, por conseguinte, escolheu confiar esta missão a um arquitecto de fama internacional.
Detentor do prémio Pritzker em 1998, Renzo Piano, é o autor de equipamentos culturais notáveis, a começar pelo Centro Pompidou que co-projectou com Richard Rogers, realizou o Centro Paul-Klee em Berne e ainda um auditório em Roma, de entre outros.

Fonte: Le Figaro

Sem comentários: