19 de fevereiro de 2008

Fidel Castro renunciou à Presidência de Cuba

"Não aspiro, nem aceitarei - repito - não aspiro, nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e de comandante-em-chefe", escreveu Fidel Castro numa carta publicada no diário oficial Granma.

O líder histórico de Cuba, com 81 anos, estava afastado do poder há cerca de 19 meses, altura em que foi operado aos intestinos. Desde então apareceu esporadicamente em vídeos e fotos divulgadas pelas autoridades do país.

Evocando o "seu estado de saúde crítico", Castro diz: "Trairia portanto a minha consciência ao ocupar uma responsabilidade que exige a mobilidade e um investimento total que eu não estou, fisicamente, capaz de oferecer. Digo-o sem qualquer dramatismo".

O futuro
O seu lugar estava a ser ocupado interinamente pelo irmão Raul Castro, 76 anos, que deverá ser agora escolhido para presidir ao Conselho de Estado. No dia 24 de Fevereiro a Assembleia Nacional vai reunir-se para escolher o sucessor de Fidel Castro.

"Felizmente o nosso processo conta com quadros da velha guarda, junto a outros que eram muito jovens quando se iniciou a primeira etapa da Revolução", disse Castro. "Eles têm a autoridade e a esperiência para garantir a substituição".


A renúncia de Fidel não é uma surpresa. Em Dezembro do ano passado a televisão cubana revelou uma carta escrita por Castro onde prometia que não ficaria "agarrado" ao poder e que não impediria o surgimento de jovens líderes.

Castro diz que esteve a preparar o povo
Hoje, Fidel Castro alerta os cubanos para estarem preparados para a "pior das variantes" e assegura que durante a sua ausência por doença esteve a preparar o povo para o futuro. "Prepará-lo para a minha ausência, psicologicamente e politicamente, era a minha primeira obrigação depois de tantos anos de luta", escreve o líder cubano.

Fidel afirma que vai continuar a divulgar as suas reflexões. "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das ideias. Seguirei escrevendo sob o título 'Reflexões do Companheiro Fidel'. Será mais uma arma do arsenal com a qual se pode contar. Talvez a minha voz seja escutada. Serei cuidadoso."

Fonte: Público

Comentário:"Fidel Alejandro Castro Ruz, chamado por muitos de ditador mas acima de tudo um revolucionário, visionário e um herói nacional. Fez frente a dez sucessivos presidentes dos EUA. O pequeno David cubano contra o Golias americano. Fidel criou bons serviços de ensino e saúde. Cuba tem o mais alto nível de literacia da América Latina. A sua taxa de mortalidade infantil é inferior à dos EUA. E médicos cubanos são enviados para ajudar outros países pobres. Perde Cuba, perde o mundo… A viagem a Cuba deste membro do quarteto, torna-se a prioridade máxima! Antes que os ditadores do mundo apaguem a beleza e cultura deste país. "

Sem comentários: