15 de fevereiro de 2008

Pablo Neruda

Pablo Neruda, pseudônimo de Neftalí Ricardo Reyes Basoalto nasceu a 12 de julho de 1904. A terra de Neruda, assistiu ao florescimento da poesia de Basoalto. Localizada em Isla Negra (Chile), Temuco já contemplara a invasão espanhola e o massacre dos índios arauncanos.

Neruda era filho de José del Carmen Reyes Morales, operário ferroviário, e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha um mês de vida.

Para publicar o seu primeiro livro, Neruda vendeu os seus valores e até as roupas negra de poeta. Alguns amigos, como o crítico chileno Herman Diaz Arrieta, doaram quantias consideráveis a Neruda, visando a publicação da sua obra. Crepusculario foi publicado em 1923, em sua edição em espanhol.


Livro de temas amorosos, Crepusculario concedeu a Neruda o "Premio Lenin", em 1953, e o Prêmio Nobel de Literatura, em 1971.

De uma forma geral, pode-se dizer que a poesia de Pablo Neruda tem quatro vertentes. A primeira refere-se aos seus poemas de amor, como em "Veinte Poemas de Amor y una Cancion Desesperada". A Segunda vertente é representada pela poesia voltada para a solidão e a depressão, como em "Residencia en la Tierra". A poesia épica, política, como por exemplo, em "Canto General" representa a terceira vertente e a poesia do dia a dia, como em "Odas Elementales", a Quarta.

"A poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem."
Pablo Neruda

1 comentário:

cláudia pinho disse...

É impressionante tudo o que este homem escreveu.