22 de fevereiro de 2008

As desigualdades devem-se à educação?!

O investigador do Instituto Superior de Economia e Gestão, Farinha Rodrigues, afirmou ontem que as desigualdades sociais em Portugal são as mais elevadas da Europa e devem-se, sobretudo, ao fosso entre salários determinados pelo nível de educação.

Segundo este investigador, que tem estudos publicados sobre a distribuição do rendimento, desigualdade e pobreza em Portugal, o principal factor de desigualdade salarial continua a ser a educação. “Há uma forte discriminação a nível salarial devido ao nível educacional”, afirmou.

Farinha Rodrigues afirma que a solução passa “pela complementaridade de várias medidas”, mas defende que Portugal só conseguirá “reduzir a desigualdade e a pobreza, apostando fortemente na educação”.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, de Janeiro, com base no Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, realizado em 2006, existe uma acentuada desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal. Os proveitos dos 20 por cento da população com maior vencimento são 6.8 vezes o rendimento de 20 por cento da população com menor rendimento.

A questão das desigualdades na distribuição dos rendimentos em Portugal foi o tema de uma interpelação ao Governo que o Bloco de Esquerda fez ontem na Assembleia da República e que conta com a presença do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. O Bloco de Esquerda acusa o primeiro-ministro, José Sócrates, de ter aumentado a injustiça em três anos de governação e promete confrontar o Governo com esse “défice social” na interpelação ao Governo.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: