17 de fevereiro de 2008

"Vénus" de Cranach proibida no metro de Londres


Os responsáveis pelos transportes londrinos foram fortemente criticados após terem proibido a colocação de publicidade no metro a uma exposição que mostra Vénus nua, uma pintura do século XVI. O cartaz era destinado a promover uma exposição no Royal Academy of Arts, consagrada ao pintor alemão Lucas Cranach o Antigo (1472-1553), que terá a sua abertura em Março.

A obra, conservada no Museu de Frankfurt, não agradou a London Underground que julgou ser uma ofensa ao pudor. Para justificar a sua decisão, citou o seu regulamento em matéria de afixações, que exclui qualquer publicidade que "mostre homens, mulheres ou crianças de uma forma sexualizada, ou mostrando os corpos parcial ou totalmente desnudados num contexto abertamente sexual". "Milhões de pessoas acedem ao metro todos os dias e não têm outra escolha senão ver as publicidades apresentadas", explicou um porta-voz da Transport for London, o organismo que gere os transportes públicos da capital britânica. "Devemos ter em conta todos os viajantes e tentar não os chocar com as publicidades apresentadas."

A resposta não se fez esperar. "Esta decisão é completamente infundada", insurgiu-se o presidente da comissão da cultura e dos meios de comunicação social, John Whittingdale. O quadro "...foi pintado há cerca de 500 anos... é inconcebível que este quadro clássico possa chocar...", prosseguiu, "... faço um apelo à London Underground que repense o caso".


(fonte: Le Figaro)

Sem comentários: