27 de fevereiro de 2008

Afinal o que é a depressão?

A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos.

Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.

As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, drogas e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença.

Antidepressivos têm pouco ou nenhum efeito
Afinal, as "pílulas da felicidade" nem sempre se revelam eficazes no tratamento da depressão. Entre as pessoas com sintomas mais ligeiros, sobretudo, os antidepressivos são pouco mais eficazes do que um placebo, embora o sucesso aumente nos casos mais graves da doença.

As conclusões são de um estudo que analisou os dados de 47 ensaios clínicos diferentes (meta-análise) e que foi publicado no jornal Public Library of Science (PLoS) Medicine.

Os investigadores do departamento de psicologia da Universidade de Hull - que reuniram informação publicada e não publicada sobre a classe de medicamentos inibidores da recaptação da serotonina, entre outros-, concluem que estes fármacos apenas devem ser prescritos nos casos mais severos, ou quando os tratamentos alternativos não tiveram resultado.

Esta classe de fármacos, que surgiu nos anos 80, tem menos efeitos secundários do que a anterior (menor toxicidade, por exemplo) e combate a doença através do aumento da quantidade da serotonina no cérebro, associada à regulação do humor, comportamento, memória, entre outros...

Fonte: Diário de Notícias

Comentário:"O consumo de antidepressivos e estabilizadores de humor não tem parado de crescer em Portugal e em todo o mundo. Mas o que é a depressão... Andar triste, não gostar da vida que se tem, falta de humor!? Os médicos antes de pensarem em encher os pacientes de medicamentos, deviam pensar nas causas ou motivos dessas alterações de humor. Existem alturas ou acontecimentos na nossa vida que nos fazem estar tristes, de luto, sem humor, deprimidos... Mas antes de tomar drogas e se tornar um zumbi ou um robô sentimental, pense que pode receitar a si próprio umas saídas com os amigos, uma conversa com familiares, ouvir boas musicas e ler um bom livro ou porque não tirar umas férias... A tristeza não é uma doença mas sim um sentimento que se cura com umas doses de alegria!"

Sem comentários: