18 de fevereiro de 2008

Monte de Saint-Michel


O monte Saint-Michel é uma ilhota rochosa, situada na região francesa da Normandia. No ano 708 foi construído pelos cristãos um santuário em homenagem ao arcanjo S.Miguel, embora este território já fosse anteriormente considerado sagrado pelos celtas. Na base do monte floresceu uma vila, havendo no inicio do ano mil já referência a hoteis que acolhiam os peregrinos. Inúmeros menires e dolmens de pedra de grandes dimensões até hoje podem ser vistos, fincados no solo daquelas terras. Mais tarde, no período da Idade Média, o culto a São Miguel começava a propagar-se em toda a Europa. Acreditava-se que os lugares mais altos, como o cimo das montanhas, lhe pertenciam.
Até ao final do século XVIII, o Monte Saint-Michel fez parte de uma poderosa cadeia de metas maiores de peregrinação, em pé de igualdade com Roma, Jerusalém e Santiago de Compostela.
A ilhota tem cerca de 1km de circunferência, 80m de altura, está ligada à baía através de um dique e encontra-se a aproximadamente 4km de autocarro da capital Paris.
O Monte Saint-Michel permanece boa parte do tempo ilhado (durante as marés altas) e rodeado por perigosos bancos de areia movediça (durante as marés baixas), o que funciona como uma excelente proteção que o fez resistir à guerra dos 100anos com as suas muralhas e fortificações.
Não se trata apenas de um esplêndido sítio de turismo cultural selecionado pela Unesco para integrar a lista do Patrimônio Cultural Material da Humanidade (1979), é ainda uma cidadela da fé cristã e, como tal, recomenda-se a visita.

1 comentário:

GuidaGonçalves disse...

excelent trabalho da nossa "pivaut en france"... esse sitio parece lindissimo... *
continua...