21 de fevereiro de 2008

Eclipse total da Lua


A Terra atravessou-se entre o Sol e a Lua esta madrugada. As nuvens não impediram de ver este fenómeno astronómico, que foi visível pelas 00h30m, num momento em que a Lua cheia estava bastante alta no céu e foi possível ver a sua total ocultação.

A Lua ficou com um fantástico tom avermelhado durante o eclipse, que atingiu a sua expressão máxima pelas 3h30, com a Lua a mergulhar completamente na sombra da Terra.

A Lua foi entrando sucessivamente na penumbra (00h30) e na sombra (1h45) e começou o eclipse total das 3h e durou até 4h.

Nos primórdios da Humanidade um eclipse era algo de assustador, rodeado de uma certa mística. Civilizações antigas, como a romana, em dias de eclipse apontavam as suas tochas em direcção ao céu para o iluminar. Na China acreditava-se que se trataria de um dragão a tapar a luz do Sol ou da Lua, fazendo-se o maior barulho possível para o afugentar. Eram sinais dos deuses que manifestavam o seu desagrado com os povos. Se isso fosse verdade, já mais veríamos a lua...

Seja como for a lua cativou-me até o amanhecer e depois o meu corpo repousou sobre o brilho da manhã...

Sem comentários: