27 de maio de 2008

Manuscritos herdados de Fernando Pessoa vão a leilão em Outubro

Uma parte significativa do espólio de Fernando Pessoa que ainda se encontra na posse de familiares do poeta vai ser leiloada em Outubro, em Lisboa, pela P4 Photography.

Um dos documentos que pode atingir somas consideráveis é o chamado dossier Pessoa-Crowley, que reúne todos os papéis relativos ao encontro do poeta português com ocultista inglês Aleister Crowley, em 1930. Material que poderá suscitar o interesse de compradores ingleses, numa leiloeira em que 70 por cento das vendas são feitas para o estrangeiro.

O dossier Pessoa-Crowley é constituído, na verdade, por "dois dossiers que deverão ter entre 800 e 900 páginas, dos quais 700 correspondem a manuscritos de Pessoa", segundo Pizarro, que levou a cabo a digitalização do espólio que pertence aos sobrinhos do poeta. Esses dossiers integram a correspondência, em inglês, de Pessoa e Crowley entre Dezembro de 1929 e 1931, de Pessoa e a editora de Crowley, a Mandrake Press, além da novela policial incompleta que o poeta escreveu baseada no suicídio encenado de Crowley na Boca do Inferno (cavidade rochosa batida pelo mar próxima de Cascais) em Setembro de 1930.

Em 1979, o Estado português adquiriu o espólio de Pessoa, mas Pizarro lembra que a família do poeta "nunca vendeu todos os livros nem todos os papéis". Segundo o investigador, a família detém 140 livros e revistas e "mais ou menos 2300 papéis", o equivalente a 10 por cento da biblioteca na Casa Fernando Pessoa e 10 por cento do que se encontra na BN. O suficiente, defende Pizarro, "para corrigir ou complementar metade do que já conhecemos".

Pizarro considera que o Estado português deveria fazer "um segundo arrolamento para ter a certeza de que os papéis fiquem em Portugal". O arrolamento é uma figura legal que prevê limites para o que os proprietários dos bens em causa podem fazer com eles, nomeadamente a venda para o estrangeiro. Foi este o recurso utilizado pelo Estado português em finais da década de 60, quando a família estaria a negociar a possibilidade de vender o espólio pessoano para o estrangeiro.

Fonte: Jornal Público

1 comentário:

MCA disse...

Abri um inquérito sobre este assunto n'A biblioteca de Jacinto. Participe.