13 de maio de 2008

O país com a gasolina mais barata do mundo

A Venezuela tem a gasolina mais barata do mundo. Um litro de super, a mais usada, custa 0,0 70 bolívares (0,02 euros) enquanto que a sem chumbo tem o preço de 0,091 bolívares (0,030). Para se ter um termo de comparação, os habitantes sabem que um litro de combustível é vinte vezes mais barato do que uma garrafa de água pequena. De acordo com um relatório do Banco Mundial publicado no ano passado, Irão, Líbia, Kuwait e Arábia Saudita são os outros países, após a Venezuela, com a gasolina mais barata.

A Venezuela é o nono maior produtor de petróleo do mundo, atrás de países como a Arábia Saudita, Rússia, Irão, México e Canadá. Os poços mais importantes estão nos estados de Carabobo e de Maracaibo. Diariamente são produzidos 2,8 milhões de barris, o principal produto exportado pelo país.

A alta produção de petróleo e o baixo preço da gasolina influencia o dia-a-dia dos venezuelanos. A começar pelo tráfego. O trânsito na cidade é caótico e carros de marca Toyota, Chevrolet ou Hyundai têm, no mínimo, 1.900 de cilindrada.

No resto da semana é insuportável. Às seis da manhã, as filas entopem todos os acessos da capital. Para piorar ainda mais a situação, muitos condutores estacionam os carros na berma da estrada para ir ao banco, à padaria ou até comprar o jornal. A esta hora, o ponteiro que controla a velocidade dos automóveis quase não mexe: 1,2 quilómetros por hora é a velocidade máxima a que se consegue circular na Avenida Francisco de Miranda, uma das principais de Caracas.

Quando Hugo Chávez foi eleito presidente pela primeira vez, em 1998, o barril de petróleo valia 10 dólares. Com a subida dos preços, Chávez garantiu a popularidade, amealhando capital para financiar diversos projectos sociais.

Já Mário Cortez, da Texaco, tem dúvidas. “Se mexerem no preço, será certamente um assunto muito complicado. As pessoas iriam ficar bastante exaltadas”, diz. Na Venezuela, a gasolina é poderosa: pode provocar confrontos armados e fazer cair presidentes.

Fonte: Diário Económico

Comentário:"Acho que temos de seguir o exemplo dos Venezuelanos... o preço da gasolina já merecia provocar alguns confrontos e fazer cair presidentes por cá. Poderíamos pensar que existe diferenças salariais que justificassem estas diferenças de preço, mas aproveito para informar que o salário mínimo da Venezuela são 240€.."

Sem comentários: