14 de maio de 2008

Portugueses já podem tornar-se astronautas

O astronauta alemão da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) Ernst Messerschmid estará amanhã no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para desafiar os jovens portugueses a candidatarem-se... a astronautas.

Este concurso da ESA para o recrutamento da sua nova geração de operacionais para o espaço tem a particularidade de ser o primeiro no qual os portugueses também podem participar, já que este é também o primeiro a realizar-se desde que Portugal é membro da ESA (a adesão ocorreu em 2000).

A sessão de amanhã, que é organizada em conjunto pelo Pavilhão do Conhecimento e o Ciência Viva, a Fundação para Ciência e a Tecnologia e a própria ESA, e que se inicia pelas 10.30, está a atrair "muitas inscrições", adiantou ao DN a responsável do Ciência Viva Ana Noronha.

O processo de selecção inicia-se a 19 de Maio e para se candidatarem os interessados têm de fazer uma inscrição online no site da ESA, em www.esa.int. E depois seguir os passos consoante as instruções. Mas de tudo isso falará amanhã o alemão Ernst Messerschmid ao vivo.

Na sessão estará também presente o investigador português Manuel Paiva, que nos últimos 30 anos trabalhou em vários projectos de pesquisa biomédica relacionada com o espaço, e no laboratório que dirigiu na Universidade Livre de Bruxelas participou na selecção dos astronautas da ESA. Ele, melhor do que ninguém, poderá falar das dificuldades que os candidatos têm pela frente.

Fonte: Diário de Notícias

Comentário:"Para quem anda com a cabeça na lua... Aqui está a solução!!!"

Sem comentários: