30 de maio de 2008

200 títulos da biblioteca de Pessoa 'online' no dia 13

Desde 14 de Abril que uma equipa coordenada por dois elementos do Centro de Linguística Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLUL), o colombiano Jeronimo Pizarro e o italiano Patricio Ferrari, digitaliza, de graça, toda a biblioteca pessoal do poeta dos heterónimos. São cerca de 1200 títulos, entre livros, revistas, jornais, pertencentes à Casa Fernando Pessoa e ao espólio da família. Desses, 200 estarão disponíveis para consulta pública a partir de 13 de Junho, dia em que se celebram os 120 anos do nascimento do autor de A Mensagem, a partir do site da casa Fernando Pessoa.

Foi a 30 de Abril. Agora essa equipa que oscila entre as sete e as 14 pessoas agora divide-se e encontra-se uma vez por semana na varanda que dá para as traseiras da casa. Sempre que há um sublinhado maior, umas margens mais preenchidas, as atenções aumentam e não há quem não tente decifrar os mistérios de uma letra que foi ficando cada vez mais indecifrável à medida que Pessoa avançava na idade e que, quando escrita a lápis, o tempo foi apagando.

Há ainda os de filosofia e psicologia, esoterismo, ciências sociais e políticas, matemática, medicina, jornais, revistas... A equipa teve data para começar, mas não tem nenhuma para terminar uma tarefa que depende do sucesso de protocolos. Com o CLUL ou com a Câmara de Lisboa, que tutela a Casa Pessoa. Disso e do êxito da digitalização no site. Isso será posto à prova já no dia 13.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: