3 de junho de 2008

Portugal é o país da Europa onde a comida sobe menos

Portugal foi o país da União Europeia onde os preços dos produtos alimentares menos subiram, mostram dados do Eurostat divulgados ontem. Os economistas explicam que o esmagamento do rendimento disponível das famílias deverá estar a obrigar as empresas a encurtarem as suas margens de lucro, em vez de reflectirem de imediato o aumento dos custos no preço final.

Enquanto a inflação dos bens alimentares chegou a 7,1% na UE e a 6,2% na zona euro, em Portugal ficou nos 3,2%. “As empresas não têm poder para repercutir os aumentos nos preços”, sublinha também Ivo Banaco, economista do Espírito Santo Research.

Entre as várias classes de alimentos, a maior subida de preços verificou-se no leite, queijos e ovos (14,1%) o que os economistas explicam com a subida dos preços das rações para a criação dos animais. Pão e os cereais foi outra das categorias que maior inflação sofreu (9,2%), repercutindo a subida de preços nos mercados internacionais.

A carne foi a classe de bens onde o aumento dos preços foi menor (0,7%) e nos vegetais houve uma queda de 17%. Na carne a justificação poderá estar no facto de “muitos produtores terem uma estrutura integrada (concentrando a produção de rações), conseguindo dissipar os aumentos dos custos”, adianta Rui Constantino, reconhecendo que será “mais fácil transferir os custos para o consumidor no caso do pão”.

Fonte: Jornal Diário Económico

Sem comentários: