24 de março de 2008

Vespa não é só uma scooter

A primeiro Vespa foi produzida em 1946 e transformou-se num sucesso imediato. Este primeiro modelo ainda é hoje produzido em larga escala. O seu design eterno foi o que fez a Vespa ter a popularidade que tem em todo o mundo.

A empresa era uma inovadora distinta na área do transporte. A Piaggio foi fundada em Genoa, Itália em 1884 por Rinaldo Piaggio, de 20 anos. Começou o seu negócio com encaixe em navios luxuosos.

Usando a influência da última tecnologia aeronáutica daquele tempo, inventou um veículo que poderia ser construído num monocoque (termo francês para "escudo único") ou corpo a toda a prova, que se torna uma tradição da Vespa. O resultado seria a Vespa - um design "inspirado num avião" que continua a ser único e pensado no futuro para veículos de duas rodas.

Em abril de 1946, as primeiras 15 Vespas sairam da fábrica de Pontedera. A primeiro Vespa teve um motor de dois-cilindros com 98cc, 3.5 cavalos de potência a 4.500 revs. Alcançou 60 quilómetros p/hora e tinha 3 engrenagens.

O sucesso da Vespa é um fenómeno que nunca será repetido. No final do ano 1949, 35.000 unidades tinham sido produzidas - A Itália estava a recuperar as suas feridas da guerra e a começar a reparar nas Vespas. Nos primeiros dez anos, um milhão de unidades foram produzidas.

A "125" de 1948, as "150 GS" lendárias de 1955, as "50cc" de 1963, as "Primavera" de 1968, e as PX, nascidas em 1978, que ainda hoje são produzidas nas clássicas "125" , versões "150" , são simplesmente alguns dos modelos que distinguiram a evolução técnica e estilista da scooter mais famosa do mundo.

A Vespa não é só uma scooter. É um dos grandes ícones de estilo e elegância italianos, e com as mais de 16 milhões de unidades produzidas, é um estilo bem conhecido em todo o mundo.

Fonte: Loja das Motos

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