Em poucos minutos, um casal sem filhos ou bens pode estar divorciado. Basta que estejam de acordo e ambos tenham o Cartão do Cidadão e acedam ao portal www.divorcionahora.com.
O divórcio através da internet é simples, rápido e gratuito, mas não está acessível a todos. Simples porque só é preciso indicar o nome, morada, datas e conservatórias de nascimento de ambas as partes, introduzir a data e conservatória de casamento e colocar a assinatura electrónica para, automaticamente, o divórcio ser emitido. Como é necessária a assinatura electrónica, só os portadores do Cartão do Cidadão - que só está disponível em todo o país a partir de meados deste ano - poderão requer a dissolução do casamento por esta via.Se estiverem reunidos todos os elementos relativos aos cônjuges e procuradores, o divórcio pode demorar o tanto quanto um lanche (entre quatro e 20 minutos).
Portugal é o país com a maior taxa de divórcios da União Europeia, de acordo com um estudo do Instituto de Política Familiar, de Madrid. Entre 1995 e 2004, o país registrou um aumento de 89% no número de casamentos desfeitos, o maior aumento da UE.
Fonte: Jornal de Notícias
Comentário:"O divorcio deveria ser uma opção de ultimo recurso, deveria ser bem pensado, bem debatido e discutido. Esta decisão deve ser ponderada e bem digerida... A facilidade deste procedimento resultará em atitudes irreflectidas. O casamento deixou de ser uma obrigação cultural, foi substituído pelo divórcio. "O amor agrada mais que o casamento, pelo mesmo motivo que os romances divertem mais que a História." - Sébastien-Roch Chamfort"
Sem comentários:
Enviar um comentário