14 de março de 2008

Norman Foster - nova torre

Norman Foster, um dos arquitectos com mais notoriedade, apresentou ontem ao Mipim de Canes (Feira inter­national dos profissionais do imobiliário) a sua torre de 297 metros para a Defense, em Paris. Concebido com o apoio da Companhia La ­Lucette (Morgan Stanley), o seu­ projecto faz parte de um grupo de cinco finalistas, Jean- Michel ­Wilmotte, Jacques Ferrier, Jean Nouvel e Michael Libeskind, para a futura torre Signal, que deverá encarnar o renascimento da Defense. O projecto escolhido será conhecido no fim de Abril.

Norman Foster, a sua visão sobre Paris e a arquitectura francesa:
"Paris é uma cidade de que gosto muito, é um lugar à parte. Atrai como um íman! Fui seduzido com esta ideia do renascimento da Defense. A torre Signal é uma ocasião única, trata-se de uma intervenção muito simbólica para o futuro desta zona, na encruzilhada entre dois eixos essenciais da Defense, o eixo histórico e o eixo intercomunal que junta Puteaux e Courbevoie. Desejei dar uma forma tradicional à torre, dando-lhe dinâmica e estruturando-a por uma falha ao redor da qual se agregam, em espiral, todos os níveis da construção. Assim, a luz natural pode penetrar todas as zonas de cada um dos andares.
A Defense constitui um paradoxo. Esteve muito tempo à frente do seu tempo, e até serviu de modelo para o novo bairro de actividades "MoscowCity" da capital russa. Mas a maior parte das torres da Defense, hoje, são bastante convencionais. É preciso ver que, em matéria de iniciativas, também as cidades conhecem ciclos. Sinto que Paris, como um todo, vive hoje um renascimento. Como foi o caso, há dez anos atrás, em Londres, que esteve muito tempo adormecida."

Fonte: Le Figaro

Sem comentários: