7 de março de 2008

O rosto de Jean-Sébastien BACH


Uma moldagem em gesso da cabeça Jean- Sébastien Bach (1685-1750) foi apresentada na última segunda feira à imprensa, três semanas antes da abertura da exposição "Bach através do espelho da medicina", no Museu Jean- Sébastien Bach de Eisenach, cidade natal do compositor. Esta "reconstituição" será a peça principal desta manifestação organizada por ocasião do 323º aniversário do nascimento do músico.
A antropóloga escocêsa Caroline Wilkinson, conhecida por ter reconstituído o rosto do faraó Ramsès II, reproduziu o rosto do compositor graças um sistema de reconstrução facial por computador no Centro de Anatomia e Identificação Humana da Universidade de Dundee, na Escócia. Esta técnica que associa antropometria, dissecação humana e modelos estatísticos consegue reproduzir a estrutura craniana e os tecidos do rosto de um indivíduo.
A equipa da investigadora escocesa apoiou-se numa primeira reprodução em bronze do crânio, realizada em 1894 pelo anatomista Wilhelm His e do escultor Carl Ludwig Seffner, a partir do corpo exumado do compositor, enterrado perto de uma igreja de Eisenach. A semelhança do busto com o rosto do compositor, falecido com 65 anos, tem a probabilidade de 70 %.

Esta exposição aborda a vida do compositor e, nomeadamente, o seu confronto com a perda da visão em 1745. Cego e enfraquecido por duas operações às cataratas, Jean- Sébastien Bach morreu de apoplexia em 28 de Julho de 1750, algumas horas após ter recuperado, de repente, a vista...

Fonte: Le monde

Sem comentários: