20 de março de 2008

Pedido de eutanásia rejeitado em França

O tribunal francês rejeitou dia 18 de Março o pedido de uma mulher para que lhe seja aplicada a eutanásia. Chantal Sébire, de 52 anos, sofria de uma rara forma de cancro na cavidade nasal, conhecida por estesioneuroblastoma, que vitimou cerca de 200 pessoas em todo o mundo, nas últimas duas décadas. A condição provoca uma deformação irreversível do rosto, afectando as cavidades nasais e depois a base do crânio e as órbitas.

O caso de Chantal Sébire, uma antiga professora e mãe de três filhos, gerou um intenso debate sobre a eutanásia em França. Ela escreveu uma carta ao Presidente francês, Nicolas Sarkozy, a apelar para que intervenha no caso. O porta-voz do presidente, David Martinon, disse à Reuters que Sarkozy tinha ficado "sensibilizado" com o caso, apesar de considerar que não se deve ir mais além na legislação.

O primeiro-ministro francês, François Fillon, declarou que se está "no limite daquilo do que a lei permite fazer". E a ministra da Justiça, Rachida Dati, sublinhou que "a medicina não é para administrar substâncias letais".

Em Fevereiro, Chantal Sébire, apelou na televisão francesa pelo direito à morte, dizendo que já tem a visão, o olfacto e o paladar bastante afectados. Disse também que quando as crianças a vêem na rua, fogem com medo.

No dia de ontem, 19 de Março, Chantal Sébirede foi encontrada morta em casa. Deixou o apelo do debate na sociedade francesa e mundial.

Fonte: Jornal Público

5 comentários:

Anónimo disse...

HI! I am portuguese. I have 14 anos and I am doing a work about " eutanásia" and I find your picture on the internet. I´m sorry...your case is a case very respectabel.

Anónimo disse...

I am portuguese too and i am doing a work abot "eutanasia".

If I were you I think i would kill myself

Anónimo disse...

ola eu sou a nabela e tenhu um tumor na vagina keria saber se posso um dia fazer a mesma merda que ela fez mas talvez so corte a vagina

bjus e obrigada

Anónimo disse...

deviam ter vergonha de deixar esses comentários miseráveis, sinto nojo de pessoas que até devem ter a mesma idade que eu, e que pensam isto de outros, que nada lhes fizeram. sintam-se com sorte se isto nao vos acontecer a vós, porque não há maneira de o prever, e muito menos de o curar.

Anónimo disse...

Tenho pena da senhora Chantal Sébire, pois tinha uma vida estável, era professora e tinha três filhos. De certeza de que era uma pessoa bondosa e feliz, e não merecia passar por tudo isto. Porque é que as coisas más acontecem sempre ás pessoas boas?
Na minha opinião deviam ter dado o direito à eutanásia à senhora Chantal. Porque é que não lhe deram a eutanásia? Valeria mais a pena as leis do país do que uma pessoa a sofrer?
(deviam ter vergonha, dar esses comentários, tende respeito!!)