31 de março de 2008

AVC matam dois portugueses por hora

Os acidentes vasculares cerebrais mata dois portugueses em cada hora e dos que lhes sobrevivem, mais de metade ficam com elevado grau de incapacidade. Informações preocupantes, que levaram a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) a assinalar o Dia do Doente com AVC, dia 31, com uma grande campanha de sensibilização para aquela que é a primeira causa de morte em Portugal.


Segundo a SPAVC as dimensões do problema no país são alarmantes, sendo a taxa de mortalidade por AVC em Portugal a mais elevada da União Europeia. Devido a este problema são internados todos os anos mais de 25 mil pessoas.

Para fazer frente ao problema, a associação pretende sensibilizar a população com a ajuda da Farmalux. Em todo o país serão levadas a cabo acções de informação, com rastreio dos principais factores de risco e sessões informativas.

Este ano, serão organizadas sessões em Odivelas, no Porto, em Braga, Santarém, Ponte de Lima, Macedo de Cavaleiros e Covilhã. Em todas a ideia essencial é passar a mensagem de que a prevenção é fundamental e que um AVC deve ser considerado uma urgência.

Fonte: Diário Digital

Poesia, o que é isso?

"Verso é quando a muda de lado, vai para a linha seguinte, começando do lado esquerdo. Verso é o outro lado. Figuradamente é também a outra maneira de expressão do homem e do mundo. A poesia faz bem à alma, ao espírito.

Têm-me perguntado, de vez em quando, o seu significado e para que serve...

- Ora, do ponto de vista prático, a poesia não serve para nada, daí por que os poetas são tidos como pessoas anormais. Eles sentem acima do normal, preocupam-se com que o homem comum não se preocupa. Este pode até admirar a natureza, um jardim florido, artes como dança e música, gostar do céu, do sol, da lua e das estrelas, sem saber o que são e para que servem.

Essas são atitudes poéticas. O homem comum pára aí. Nós, os poetas, vamos à língua, como expressar melhor esses e outros sentimentos mais fundos, como transmiti-los no seu mais alto grau e com o menor número de palavras, dentro da língua padrão e até extrapolando-a gramaticalmente pela chamada licença poética.

Poesia é a linguagem da emoção e do sentimento, feita para ser, sobretudo, lida e em silêncio. Se o poema for recitado em voz alta, passa a ser meio-teatro, meio poesia. Se for cantado é meio-música..."

Francisco Miguel de Moura

WC's na boca do Mundo

O norte de Portugal pode ser uma região mais conservadora, mas o centro comercial 8ªAvenida, em São João da Madeira, tem as casas-de-banho mais sexys do país. Tão sexys que mereceram uma reportagem da agência de notícias Reuters.

Quem vai à casa-de-banho no 8ª Avenida encontra modelos em langerie sexy e poses atrevidas.


Fonte: Expresso/Reuteurs

26 de março de 2008

Petiscos e subida de balão na festa da Zona Histórica

Se nunca fez um cruzeiro no rio Douro ou se sempre quis experimentar a sensação de voar num balão de ar quente, vai ter a oportunidade de concretizar, na Sexta, dia 28 de Março de 2008, esses desejos gratuitamente.

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, a Ribeira e o coração do Porto serão palco de diversas iniciativas, que começam às 10 horas e se prolongam pela madrugada. O objectivo primordial é oferecer um dia diferente à população, dando a conhecer um pouco mais da história da Cidade Invicta.

Assim, o minitrain circulará pela Zona Histórica, cruzando as pontes do Infante e de Luís I, com passagem pelas caves do vinho do Porto e pelos Clérigos.

Também para experimentar o cruzeiro das seis pontes da "Douro Azul" e participar nas visitas guiadas a pé à Zona Histórica e a cinco monumentos classificados - Arqueossítio da Rua de D. Hugo, Casa do Infante, Circuito Museológico de S. Francisco, Teatro Nacional de S. João e Palácio da Bolsa.

A Torre dos Clérigos, os claustros da Sé e o Arqueossítio da Rua de D. Hugo (n.º 5) terão a porta aberta a todos os visitantes que nada pagarão pelo ingresso. Ao final da tarde, é possível voar na Avenida dos Aliados, num balão de ar quente que estará pronto para levar os mais ousados às alturas. À noite (22 horas), há cinema ao ar livre, na Ribeira com os filmes "Jaime" e "Porto da minha infância".

Nesse dia, os visitantes poderão provar petiscos a um euro e fazer compras nas lojas do Centro Histórico com desconto de 10 a 20%. A Associação de Bares da Zona Histórica junta-se, assim, à iniciativa, que inclui, também, a oferta de aperitivos ou de digestivos ao almoço e ao jantar, nos restaurantes Grémio dos Leitões, Avó Maria e Vinhas d'Alho.

Fonte: Jornal de Notícias

Torre Eiffel fará 120 anos com uma nova silhueta

Plataforma superior terá o dobro do espaço, graças a estrutura em 'kevlar'
"Candeeiro de rua", "esqueleto de campanário", "supositório" ou "carcaça à espera de tijolos" foram alguns dos mimos que muitos dos intelectuais da época chamaram à torre concebida por Gustave Eiffel, para a Exposição Universal de Paris de 1889.

Aclamada mundialmente como símbolo da cidade e da própria França durante mais de um século, a Torre Eiffel volta agora a gerar controvérsia, graças ao projecto para as comemorações dos 120 anos, em 2009.

Assinado pelo atelier do arquitecto francês David Serero, que venceu o concurso da SETE (Sociedade de Exploração da Torre Eiffel) para redesenhar a plataforma panorâmica do último andar e conferir uma nova silhueta ao famoso monumento de 300 metros de altura, o projecto expandirá a área acessível ao público de 280 para 580 metros quadrados.

A extensão será feita através do "transplante de uma estrutura de kevlar de alta performance", estrutura essa que será "temporariamente aparafusada à laje, sem ser necessária qualquer modificação na estrutura já existente", lê-se no site do atelier.

A utilidade e os custo (ainda não revelados) estão na base das críticas, mas um porta-voz da SETE, citado pelo jornal, já veio explicar que o objectivo é aumentar a qualidade do acesso à Torre Eiffel, visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.

Fonte: Diário de Notícias

25 de março de 2008

Teatro Art Imagem encena Pablo Neruda

Um espectáculo poético-musical concebido a partir da peça "Fulgor e Morte de Joaquín Murieta" de Pablo Neruda, que o Teatro Art'Imagem apresentou em Maio de 2007, no Teatro Carlos Alberto, Porto, em co-produção com o Teatro Nacional São João.

Joaquín Murieta é um emigrante chileno (segundo Pablo Neruda) que chega à Califórnia em 1830 durante a Febre do Ouro. Em vez de oportunidades, Murieta encontra racismo e discriminação; primeiro, com a aprovação de uma lei que obrigava os mineiros latino-americanos a pagar um pesado imposto; depois, com a violação e assassinato da sua mulher, Teresa. Impossibilitado de ganhar a vida legalmente, Murieta junta-se a um bando e torna-se uma figura lendária, eternizada como exemplo de rebeldia perante a injustiça, sendo morto em 25 de Julho de 1853 por um grupo de "rangers".

Teatro, poema épico, cantata dramática, "oratória insurreccional" - Fulgor e Morte de Joaquín Murieta (1965-67), a partir do qual se fez esta cantata, continua, ainda hoje, a criar embaraços aos fanáticos da catalogação, desarmados pela indisciplinada originalidade desta obra escrita por Pablo Neruda, um dos pais fundadores da literatura latino-americana do séc. XX.

As palavras de Neruda, em canto e movimento, num teatro em estado puro em que o actor é o verdadeiro protagonista e se elege a poesia como um caminho possível para a remissão do mundo.

27 de Março pelas 22h30m no Fórum da Maia

Fonte: Teatro ArtImagem

Eutanásia é "falha deontológica grave"

Suicídio medicamente assistido continua a ser um dos temas mais polémicos do novo documento. Bastonário da Ordem dos Médicos é contra a prática mas garante que, "se um dia o país aceitar", "não se poderá punir um médico que mate um doente".

Alguns médicos portugueses defendem a eutanásia, mas esta continuará a ser proibida pelo novo Código Deontológico, disse o bastonário da classe, que é contra esta prática, mas aceita os riscos de morte associados à terapêutica contra a dor.

A Interrupção Voluntária da Gravidez e a eutanásia continuam a ser os temas mais polémicos deste documento, sendo certo que "se ainda há dúvidas sobre a altura em que começa a vida, o fim da mesma está cientificamente provado".

A proibição da eutanásia deverá, assim, manter-se. A redacção actual é explícita ao classificar a prática da eutanásia como "falta deontológica grave".

Fonte: Jornal Expresso

Arquitecturas em Palco de João Mendes Ribeiro

Uma quase inevitabilidade, a estreia nacional de Arquitecturas em Palco no Teatro Nacional São João, exposição que valeu a João Mendes Ribeiro a Medalha de Ouro, na categoria “Best Stage Design”, na Quadrienal de Praga 2007 – 11.ª Exposição Internacional de Cenografia e Arquitectura para Teatro.

Isto porque o TNSJ tem sido um dos palcos onde este arquitecto/cenógrafo tem exercitado regularmente a sua inconfundível arte de construir territórios abertos a infinitas possibilidades cénicas, cujo exemplo mais recente foi a “paisagem mental” concebida para o D. João de Molière/Ricardo Pais (2006).

Síntese esclarecedora de um percurso fulgurante, Arquitecturas em Palco aborda centralmente a cenografia enquanto experimentação de processos e linguagens comuns à arquitectura, organizando-se a partir de núcleos temáticos fortemente apoiados em textos conceptuais, materiais gráficos, desenhos, fotografias, maquetas e peças audiovisuais.

25 de Março a 11 de Maio de 2008
Terça-feira a Sábado das 14h às 20h

Fonte: Teatro Nacional São João Porto

24 de março de 2008

ROBERT RAUSCHENBERG - Travelling 70/76

A exposição "ROBERT RAUSCHENBERG: Em viagem 70-76", que está patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, Já foi vista por mais de 120 mil pessoas, segundo números divulgados pela organização.

A segunda exposição mais vista de sempre está em Serralves de 26 Outubro de 2007 a 30 de Março de 2008.

Esta exposição é a primeira grande apresentação em Portugal de obras do artista contemporâneo Norte-Americano, Robert Rauschenberg. A sua arte internacionalmente aclamada desafiou sucessivas gerações durante mais de 50 anos. Travelling ‘70-‘76 conta com 65 trabalhos produzidos pelo artista usando materiais simples e universalmente disponíveis tais como cartão e tecido. A exploração deste pouco conhecido grupo de obras torna possível redescobrir e situar este período de actividade no contexto da sua obra.

Fonte: Serralves

Pinguim Café

Famoso pelas suas quintas-feiras de poesia, iniciadas há mais de uma década, o Pinguim interliga os copos com diversas actividades culturais. Na noite portuense é já um espaço de passagem obrigatória, congregando verdadeiras tertúlias.

À entrada, o bar mostra logo ao que se vai, com uma verdadeira "agenda" cultural, no pequeno "hall", feita de cartazes, panfletos e anúncios de diversos eventos. Depois, encontra-se logo o bar.

Para além das bebidas há sempre algo para comer, das tostas às mais diversas "tapas". Isto, enquanto se podem ouvir sons mais alternativos e, surpresa, até conversar! O Pinguim funciona também como galeria, tendo sempre exposições temporárias de novos criadores.

No piso inferior encontra-se a sala onde decorrem os espectáculos.
Mas, o que é mesmo imperdível são as quintas-feiras de poesia, quer pelo ambiente que se cria quer pela raridade deste tipo de iniciativas em Portugal. O actor Rui Spranger é o mestre de serviço.

Morada
Rua de Belmonte, 67
4050 - 097 Porto

Vespa não é só uma scooter

A primeiro Vespa foi produzida em 1946 e transformou-se num sucesso imediato. Este primeiro modelo ainda é hoje produzido em larga escala. O seu design eterno foi o que fez a Vespa ter a popularidade que tem em todo o mundo.

A empresa era uma inovadora distinta na área do transporte. A Piaggio foi fundada em Genoa, Itália em 1884 por Rinaldo Piaggio, de 20 anos. Começou o seu negócio com encaixe em navios luxuosos.

Usando a influência da última tecnologia aeronáutica daquele tempo, inventou um veículo que poderia ser construído num monocoque (termo francês para "escudo único") ou corpo a toda a prova, que se torna uma tradição da Vespa. O resultado seria a Vespa - um design "inspirado num avião" que continua a ser único e pensado no futuro para veículos de duas rodas.

Em abril de 1946, as primeiras 15 Vespas sairam da fábrica de Pontedera. A primeiro Vespa teve um motor de dois-cilindros com 98cc, 3.5 cavalos de potência a 4.500 revs. Alcançou 60 quilómetros p/hora e tinha 3 engrenagens.

O sucesso da Vespa é um fenómeno que nunca será repetido. No final do ano 1949, 35.000 unidades tinham sido produzidas - A Itália estava a recuperar as suas feridas da guerra e a começar a reparar nas Vespas. Nos primeiros dez anos, um milhão de unidades foram produzidas.

A "125" de 1948, as "150 GS" lendárias de 1955, as "50cc" de 1963, as "Primavera" de 1968, e as PX, nascidas em 1978, que ainda hoje são produzidas nas clássicas "125" , versões "150" , são simplesmente alguns dos modelos que distinguiram a evolução técnica e estilista da scooter mais famosa do mundo.

A Vespa não é só uma scooter. É um dos grandes ícones de estilo e elegância italianos, e com as mais de 16 milhões de unidades produzidas, é um estilo bem conhecido em todo o mundo.

Fonte: Loja das Motos

20 de março de 2008

Poema Baladas de Paris

Posso escrever um poema como um fogo
esta noite em Paris
e duas vezes a palavra mar
e duas vezes a palavra verde
ou talvez os teus olhos
esta noite em Paris

Posso escrever um poema como um barco
para lado nenhum e toda a parte
e duas vezes a palavra longe
e duas vezes a palavra perto
ou talvez os teus olhos
esta noite em Paris

Posso escrever um poema como um porto
por minhas naus achado e saqueado
e sete vezes a palavre rota
e sete vezes a palavra perigo
ou talvez o teu corpo
esta noite em Paris

Posso escrever um poema como lâmina
em minhas mãos abertas: faca e rosa
e cinco vezes a palavra espada
e cinco vezes a palavra lua
ou talvez os teus dedos
esta noite em Paris

Posso escrever um poema como um sul
subitamente aberto em tua boca
e sete vezes a palavra trigo
e sete vezes a palavra vinho
e talvez um adeus
esta noite em Paris

Manuel Alegre

Pedido de eutanásia rejeitado em França

O tribunal francês rejeitou dia 18 de Março o pedido de uma mulher para que lhe seja aplicada a eutanásia. Chantal Sébire, de 52 anos, sofria de uma rara forma de cancro na cavidade nasal, conhecida por estesioneuroblastoma, que vitimou cerca de 200 pessoas em todo o mundo, nas últimas duas décadas. A condição provoca uma deformação irreversível do rosto, afectando as cavidades nasais e depois a base do crânio e as órbitas.

O caso de Chantal Sébire, uma antiga professora e mãe de três filhos, gerou um intenso debate sobre a eutanásia em França. Ela escreveu uma carta ao Presidente francês, Nicolas Sarkozy, a apelar para que intervenha no caso. O porta-voz do presidente, David Martinon, disse à Reuters que Sarkozy tinha ficado "sensibilizado" com o caso, apesar de considerar que não se deve ir mais além na legislação.

O primeiro-ministro francês, François Fillon, declarou que se está "no limite daquilo do que a lei permite fazer". E a ministra da Justiça, Rachida Dati, sublinhou que "a medicina não é para administrar substâncias letais".

Em Fevereiro, Chantal Sébire, apelou na televisão francesa pelo direito à morte, dizendo que já tem a visão, o olfacto e o paladar bastante afectados. Disse também que quando as crianças a vêem na rua, fogem com medo.

No dia de ontem, 19 de Março, Chantal Sébirede foi encontrada morta em casa. Deixou o apelo do debate na sociedade francesa e mundial.

Fonte: Jornal Público

A urgência de discutir a Eutanásia

O termo Eutanásia provém do grego e etimologicamente significa "morte doce" ou "morte tranquila". Como conceito, designa uma acção ou uma omissão que, pela sua natureza, ou pelo menos na intenção, procura a morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica, estando habitualmente associada a doentes que sofrem de doenças terminais, que se encontram em situação de morte cerebral ou de imobilidade total e na dependência de terceiros.

A eutanásia é uma das mais importantes questões em debate hoje em dia. O fruto deste debate poderá afectar profundamente as relações familiares, a relação médico-paciente, e os mais elementares princípios éticos.

Em Portugal, a eutanásia é pouco debatida e parece mesmo estar coberta sob um véu de silêncio, não existindo qualquer levantamento exaustivo sobre o número de pedidos e que possa determinar, ao certo, qual a posição dos portugueses face a esta matéria.

O problema da eutanásia não se limita aos aspectos éticos, morais e filosóficos do doente, do seu direito à autodeterminação ou a uma morte digna, à ética que rege a actuação dos profissionais de saúde, mas sobretudo com questões de ordem jurídica que, podem variar de país para país.

Em Portugal a lei não prevê nenhuma das formas de eutanásia e o código penal considera a morte induzida ou o suicídio assistido como homicídio qualificado, não havendo qualquer caso de jurisprudência nesta matéria.

A eutanásia é permitida em países como a Bélgica, Holanda e a Suíça, e no estado norte-americano do Oregon. No entanto, é urgente um debate na sociedade portuguesa.

A guerra do Iraque é "um pesadelo sem fim"

Estima-se que tenham morrido um milhão de pessoas desde o início do conflito à 5 anos, embora se confirmem 'apenas' 100 mil. Ainda não há luz ao fundo do túnel num país onde perto de metade da população não tem emprego, e um terço vive sem água potável. O conflito é o segundo mais caro da história americana.

As hostilidades levaram ao derrube do regime de Saddam Hussein e à sua morte, mas desencadearam tal espiral de violência no país que diariamente perdem a vida 20 pessoas, em média, desde 2003.

Na altura, dizia-se que o país tinha armas de destruição maciça e por isso representava uma ameaça internacional, principalmente na sequência dos ataques terroristas do 11 de Setembro de 2001. Hoje sabe-se que não seria bem assim e até já houve admissões de erros e culpas no processo.

Nada disso fez, no entanto, com que o conflito se amenizasse. Nada disso impede que haja, 5 anos depois, cem mil mortos confirmados - e um milhão estimados - resultado do conflito.

"Em quanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra. - Bob Marley"
Fonte: AEIOU

19 de março de 2008

Dalai Lama ameaça renunciar como chefe espiritual

O Dalai Lama anunciou que pedirá a demissão como chefe espiritual dos tibetanos se a situação no Tibete piorar, em declarações a jornalistas a partir da cidade indiana de Dharamsala, onde está instalado o governo tibetano no exílio.

"Se as coisas ficarem descontroladas, então a minha única opção é a de renunciar", indicou o Dalai Lama em conferência de imprensa.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, acusou o Dalai Lama de ter orquestrado as violentas manifestações que nos últimos dias fizeram dezenas de mortos e apontou o dedo aos apoiantes do líder espiritual, acusando-os de quererem sabotar os Jogos Olímpicos de Pequim, agendados para Agosto.

Jiabao chegou mesmo a chamar "hipócrita" ao líder espiritual tibetano, por defender o diálogo pacífico e, ao mesmo tempo, fomentar actos violentos. O governo chinês exige uma investigação internacional ao envolvimento do Dalai Lama nos protestos de Lhasa contra a administração chinesa no Tibete. "A Comunidade internacional deveria perguntar ao próprio Dalai Lama qual foi o seu papel nos incidentes", disse hoje Qingang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em conferência de imprensa.

O Dalai Lama, que está exilado na Índia desde 1959, negou as acusações chinesas de ter apoiado as manifestações. "Investiguem com rigor, e se quiserem avançar com uma investigação, estão perfeitamente à vontade", afirmou. "Podem examinar as minhas pulsações, a minha urina... tudo!".

As manifestações de Lhasa começaram a 10 de Março, na data em que os tibetanos lembram a entrada na região do exército chinês em 1959.

As manifestações tornaram-se violentas na sexta-feira com os residentes tibetanos a atacar chineses de etnia Han e Hui, queimando casas e veículos, na maior demonstração de protesto contra a China desde 1989.

"Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

Fonte: Jornal Público

Arthur C. Clarke

O escritor inglês Arthur C. Clarke, falecido terça-feira aos 90 anos no Sri Lanka, era considerado um dos mestres da ficção científica, autor de obras que marcaram o género.

Uma dessas obras, o conto "The Sentinel", de 1951, deu origem a um dos filmes-chave da ficção científica, "2001:Odisseia no espaço", realizado por Stanley Kubrick en 1968. Com esse filme, Kubrick conquistou um Óscar e teve mais de 10 nomeações para diversos prémios da cinematografia mundial.

Além da ficção científica, Clarke escreveu mais de 100 obras científicas e filosóficas nas quais procurou determinar o lugar do Homem no Universo.

Nascido a 16 de Dezembro de 1917 en Minehead, Inglaterra, Clarke foi desde criança um apaixonado pela astronomia e em 1949 o apartamento em que morava em Londres converteu-se no centro de operações da Sociedade Interplanetária Britânica, da qual seria presidente.

Embora fosse conhecido pelas suas obras técnicas e de ficção científica, Clarke interessava-se também pelos fenómenos paranormales, uma paixão que deixou reflectida no romance "Childhood`s End".

"O único modo de descobrir os limites do possível é ir além deles, rumo ao impossível."

Fonte: RTP

18 de março de 2008

Bossa Nova - 50 Anos

Em 1958, surge um disco no Rio de Janeiro que obtem um emenso sucesso. "Chega de Saudade", é uma música interpretada por um cantor e guitarrista baiano, Joao Gilberto. O disco desorienta ou zanga alguns puristas, mas impõe sobretudo um tipo musical inédito, a Bossa Nova, que o Brasil festeja 50 anos de existência.

Derivado do samba, este "novo jeito" quebra com ele. As percussões apagam-se. O ritmo retarda-se. A interpretação torna-se intimista. Joao Gilberto porta uma voz frágil, suave, melancólica, reconhecível entre mil. Aplica à sua guitarra um ritmo original, a batida, com acordes dissonantes. Com "Chega de Saudade", Joao Gilberto mostra ao Brasil e seguidamente ao mundo, o trabalho do compositor Antonio Carlos (diga Tom) Jobim (1927-1994), e do poeta e diplomata Vinicius de Moraes (1913-1980). Viriam a criar juntos, durante vinte e cinco anos, a grande maioria dos padrões da Bossa-Nova.
Assim, na banda original do filme Orfeu negro, de Marcel Camus (1959), a célebre "A Felicidade" e, em 1962, "A Garota de Ipanema", (que se tornou logo um sucesso mundial graças à voz de Astrud Gilberto e saxofone de Stan Getz) projectam a Bossa Nova que hoje integra o património musical universal em reacção ao samba tradicional.
Meio século passado e permanece um tipo de música específico, mas também tipicamente uma música carioca, que canta o esplendor da cidade, a beleza da mulher amada, e toda uma arte de viver. É por conseguinte normal que a homenagem lhe tenha sido devolvida no Rio de Janeiro, sábado 1 Março. Sobre a praia de Ipanema, trinta mil pessoas ouviram durante duas horas uma quinzena de artistas, incluindo alguns antigos companheiros de Jobim e de Moraes, como Oscar Castro Neves e Roberto Menescal.

Fonte: Le Monde

PS quer proibir colocação de “piercings” na língua

O PS entregou no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam “piercings”, passando a ser proibida a sua aplicação na língua. Para os menores de 18 anos, o projecto estabelece a total proibição da aplicação de “piercings”, tatuagens e de maquilhagem permanente.

São definidos neste projecto de lei os requisitos dos adornos a utilizar na fase de cicatrização da ferida causada pela aplicação dos “piercings” nomeadamente a obrigatoriedade de serem hipoalergénicos, assim como dos adornos a utilizar após a fase de cicatrização.

Por outro lado, o projecto de lei proíbe a aplicação dos mesmos na língua e no pavimento da cavidade oral, na proximidade de vasos sanguíneos, de nervos e de músculos e sobre quaisquer tipos de lesão cutânea.

Será também proibido aplicar “piercings” de prata e revestidos a ouro, e utilizar "pistolas de perfuração da orelha e da asa do nariz que não estejam higienizadas e equipadas com dispositivo descartável".

Relativamente às tatuagens, o projecto de lei estabelece que as tintas a usar devem ser "estéreis", sendo que as embalagens dos preparados de tintas devem estar devidamente rotuladas.

Por último, passa ainda a ser obrigatório que o pessoal técnico informe o consumidor "previamente e por escrito", sobre todos os procedimentos, natureza dos produtos a cujo contacto será submetido temporária ou permanentemente e possíveis consequências da realização de uma tatuagem ou colocação de “piercings”, "dando-lhe oportunidade para que possa reflectir acerca do assunto".

Fonte: Público

Poetinha - Vinicius de Moraes

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, o "poetinha" (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos, forma poética que se tornou quase associada ao seu nome. Conhecido por também ser boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, Vinicius também era conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Soneto de Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Que vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

17 de março de 2008

Cristina Branco canta José Afonso em Paris

Cristina Branco apresenta o novo álbum, "Abril", constituído por canções de José Afonso, dia 17 de Março, no Thêatre des Champs-Élysées, em Paris, França.

"De certa forma, será Cristina Branco em duas versões, já que, na primeira parte, irá cantar apenas fado, na sequência do espectáculo 'Amália Live', e, na segunda, fará a apresentação em concerto do álbum editado no ano passado, dedicado a José Afonso", disse, à agência Lusa, fonte da produtora.

"Menino d'oiro", "Venham mais cinco", "Chamaram-me cigano", "Redondo vocábulo", "A morte saiu à rua" e "Índios da Meia Praia" são algumas das 16 canções do álbum com que Cristina Branco deverá preencher a segunda parte do espectáculo na sala francesa.

A primeira parte será dedicada ao fado, nomeadamente com alguns dos temas de Amália Rodrigues que Cristina Branco escolheu, entre os quais "Ai Maria" (Amália Rodrigues/Carlos Gonçalves), "Água e mel" (Miguel Ramos/Casimiro Ramos) e "Estranha forma de vida" (Amália/Alfredo Marceneiro).

Na primeira parte, Cristina Branco será acompanhada, à guitarra portuguesa, por Bernardo Couto; à viola, por Fernando Maia; no baixo, por Alexandre Silva e, ao piano, por Ricardo Dias.

Prémio Amália Rodrigues Internacional 2006, a criadora de "Há palavras que nos beijam" (Alexandre O'Neil/Alain Oulman) tem conquistado outros galardões, nomeadamente nos Países Baixos, onde recebeu já vários discos de ouro e platina.

Fonte: Jornal de Notícias

Rodrigo Leão na Casa da Música a 7 de Abril

Rodrigo Leão nasceu em Lisboa, em 1964. Foi em 1982 co-fundador dos Sétima Legião e em 1985, em conjunto com Pedro Ayres Magalhães, dos Madredeus.

Como artista a solo explora um caminho instrumental que combina teclados electrónicos e instrumentação de cordas clássica, inspirado a um tempo pela música erudita e pela música minimalista contemporânea.

Suspende temporariamente os Sétima Legião entre 1993 e 1996 devido ao sucesso crescente do seu primeiro álbum a solo e às múltiplas solicitações do seu tempo.

Abandona definitivamente os Madredeus em 1994 para se poder dedicar inteiramente à sua carreira a solo e às obras EP "Mysterium", 1995 e o CD "Theatrum", 1996.

A solo começa a explorar a combinação das suas composições clássicas-modernas com formas de canção e instrumentação mais tradicional, quer o disco "Alma Mater" quer o próprio músico receberam dois importantes títulos de reconhecimento público, o de Disco do Ano e o de Artista do Ano.

Em 2004 editou "Cinema" e foi considerado pelo editor da revista americana Billboard um dos melhores discos editados nesse ano. Neste trabalho participaram Beth Gibbons e Riuychi Sakamoto.

O novo espectáculo de Rodrigo Leão - “Os Portugueses”, estreia-se em 2008. Baseia na música que criou, a convite de António Barreto, para a série documental “Portugal, Um Retrato Social”, exibida recentemente na RTP.

Local: Casa da Música - Porto
Data: 7 de Abril de 2008
Horário: 21h00
Preço: 30€

15 de março de 2008

Tibete - falar mais alto

O governo tibetano denunciou, sábado 15 de Março, as "30 mortes confirmadas" e mais de 100 "não confirmadas" aquando da repressão perante as manifestações tibetanas, em Lhassa, levada a cabo por forças da ordem chinesa. Num comunicado, o governo tibetano exilado em Dharamsala, no norte da Índia, afirma que esta repressão fez ainda um grande número de feridos. No entanto, o balanço oficial de vítimas das manifestações em Lhassa, capital do Tibete, segundo a agência oficial China Nova, é de 10 mortes...
Novas manifestações foram feitas, por monges budistas, na província chinesa do Gansu (noroeste), de acordo com grupos de defesa dos Tibetano. Estas manifestações tiveram lugar no mosteiro de Labrang (um dos maiores mosteiros budistas fora da administração do Tibete), em Xiahe, onde as forças da ordem (chinesas) intervieram com gás lacrimogéneo perante as cerca de 5.000 pessoas presentes. Edifícios oficiais foram destruídas e cerca de 20 pessoas detidas.
Outras manifestações tiveram ainda lugar em, pelo menos, duas outras cidades desta província, nomeadamente, em Bora, onde vários veículos foram queimados, e em Taktshang.

O governo tibetano, em exílio, pediu que fosse feito um inquérito por parte da O.N.U sobre a violência mortífera no Tibete, que qualifica de "violações dos direitos do Homem '.

O Dalaï Lama rejeitou as acusações chinesas, segundo as quais o chefe espiritual tibetano teria fomentado as "manifestações violentas".

"Era o caos por toda a parte", testemunhou um guia tibetano, precisando que toda a rua que atravessa o bairro comercial de Barkor, no centro histórico de Lhassa, "parecia em fogo". Segundo ele, polícias armados apoiados por veículos blindados bloqueavam os principais cuzamentos do centro da cidade. "Junto a potala (onde se encontra a antiga residência de Inverno do Dalaï- Lama) ouvi tiros de canhão..."

Fonte: Le Nouvel Observateur

14 de março de 2008

Caminho a Finisterra

O Caminho a Finisterra é realizado pelos peregrinos que desejam conhecer o mar e ver o “Fim do Mundo”, ou o “Fim da Terra”, ou também como é chamada “A Costa da Morte”.
A região esta situada nos confins do velho continente em um dos pontos extremos da Europa, é considerado como uma terra mágica, cheia de lendas e tradições que a cada dia se projeta transformando-se em um polo turístico. As pessoas que visitam a região sentem-se encantada pela beleza das paisagens costeiras, pela riqueza do seu patrimônio histórico, pelos seus imponentes faróis, pela magia de suas pedras e como não dizer, pela sua excelente gastronomia.

A Rota Jacobea de Finisterra e Muxía, compreende um percurso de aproximadamente 104 quilômetros, divididos em quatro etapas:

1ª - Finisterra – Muxía - 20 km
2ª - Oliveiroa – Finisterra - 30 km
3ª - Negreira – Oliveiroa - 34 km
4ª - Santiago – Negreira - 20 km

Não te apresses, pois chegarás.
Deste mesmo chão
muitos já percorreram e aprenderam
que o caminho da vida
é um longo caminho
cheio de surpresas
como alegrias e tristezas.

Por isso não te apresses
mas continue caminhando.
Sérgio França

Norman Foster - nova torre

Norman Foster, um dos arquitectos com mais notoriedade, apresentou ontem ao Mipim de Canes (Feira inter­national dos profissionais do imobiliário) a sua torre de 297 metros para a Defense, em Paris. Concebido com o apoio da Companhia La ­Lucette (Morgan Stanley), o seu­ projecto faz parte de um grupo de cinco finalistas, Jean- Michel ­Wilmotte, Jacques Ferrier, Jean Nouvel e Michael Libeskind, para a futura torre Signal, que deverá encarnar o renascimento da Defense. O projecto escolhido será conhecido no fim de Abril.

Norman Foster, a sua visão sobre Paris e a arquitectura francesa:
"Paris é uma cidade de que gosto muito, é um lugar à parte. Atrai como um íman! Fui seduzido com esta ideia do renascimento da Defense. A torre Signal é uma ocasião única, trata-se de uma intervenção muito simbólica para o futuro desta zona, na encruzilhada entre dois eixos essenciais da Defense, o eixo histórico e o eixo intercomunal que junta Puteaux e Courbevoie. Desejei dar uma forma tradicional à torre, dando-lhe dinâmica e estruturando-a por uma falha ao redor da qual se agregam, em espiral, todos os níveis da construção. Assim, a luz natural pode penetrar todas as zonas de cada um dos andares.
A Defense constitui um paradoxo. Esteve muito tempo à frente do seu tempo, e até serviu de modelo para o novo bairro de actividades "MoscowCity" da capital russa. Mas a maior parte das torres da Defense, hoje, são bastante convencionais. É preciso ver que, em matéria de iniciativas, também as cidades conhecem ciclos. Sinto que Paris, como um todo, vive hoje um renascimento. Como foi o caso, há dez anos atrás, em Londres, que esteve muito tempo adormecida."

Fonte: Le Figaro

Divórcio em 20 minutos na Internet...

Em poucos minutos, um casal sem filhos ou bens pode estar divorciado. Basta que estejam de acordo e ambos tenham o Cartão do Cidadão e acedam ao portal www.divorcionahora.com.

O divórcio através da internet é simples, rápido e gratuito, mas não está acessível a todos. Simples porque só é preciso indicar o nome, morada, datas e conservatórias de nascimento de ambas as partes, introduzir a data e conservatória de casamento e colocar a assinatura electrónica para, automaticamente, o divórcio ser emitido. Como é necessária a assinatura electrónica, só os portadores do Cartão do Cidadão - que só está disponível em todo o país a partir de meados deste ano - poderão requer a dissolução do casamento por esta via.

Se estiverem reunidos todos os elementos relativos aos cônjuges e procuradores, o divórcio pode demorar o tanto quanto um lanche (entre quatro e 20 minutos).

Portugal é o país com a maior taxa de divórcios da União Europeia, de acordo com um estudo do Instituto de Política Familiar, de Madrid. Entre 1995 e 2004, o país registrou um aumento de 89% no número de casamentos desfeitos, o maior aumento da UE.

Fonte: Jornal de Notícias

Comentário:"O divorcio deveria ser uma opção de ultimo recurso, deveria ser bem pensado, bem debatido e discutido. Esta decisão deve ser ponderada e bem digerida... A facilidade deste procedimento resultará em atitudes irreflectidas. O casamento deixou de ser uma obrigação cultural, foi substituído pelo divórcio. "O amor agrada mais que o casamento, pelo mesmo motivo que os romances divertem mais que a História." - Sébastien-Roch Chamfort"

13 de março de 2008

Não seria perfeito?

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina.

Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está de trás para a frente.

Devia morrer primeiro. Depois viver num lar, até ser corrido por estar muito novo.

Então trabalhar 40 anos até ficar novo o bastante para poder aproveitar a reforma.

Aí curtir muito, beber bastante, fazer festas e entrar na faculdade.

Ir para o colégio, ter várias namoradas, virar criança, não ter nenhuma responsabilidade, tornar-me um bebe de colo, voltar pro útero da mãe, passar os últimos 9 meses da vida a flutuar.

E terminar tudo com um óptimo orgasmo!

Não seria perfeito?
Charles Chaplin

12 de março de 2008

Cremação: Sim ou Não

Cremar consiste em incinerar o cadáver até reduzi-lo a cinzas, submetendo-o a temperaturas que oscilam entre 1.100 e 1.370 graus centígrados, durante cerca de duas horas. Toda a matéria orgânica é ecologicamente consumida, reduzindo-se a cerca de 4 Kg de esbranquiçada cinza.

O Fogo é usado em rituais religiosos desde tempos imemoriais, sendo considerado pelos nossos antepassados como o mais nobre dos elementos, pela sua força purificadora.

Esta escolha tem vindo a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo e consequentemente também em Portugal. Tem apoiantes e combatentes da ideia, como geralmente acontece com todas as novidades.

Apesar das implicações éticas, jurídicas e sociológicas, nenhuma religião condena a cremação, e o Vaticano, abandonada a figuração materializada do céu e do inferno, aceita-a desde que não se configure como negação da fé. Eis, portanto, chegada a hora de deixar de encarar a cremação como uma heresia e abrir a discussão pública.

Esta escolha levanta outras duvidas... Mas o que somos nós afinal? O nosso "Ser" está nos corpos ou nos nossos espíritos imortais?

"Na minha opinião corpo é apenas o transporte que usamos na vida e quando o final chega, o corpo físico deve apenas ter a importância que ele tem e só essa, despindo-se de todas as excentricidades que entretanto a humanidade foi criando em volta dos cadáveres.

Sinto que sou daquelas pessoas que não nasceram para passar a vida inteira a dormir fechados numa caixão. Espero que as cinzas do meu ser sejam depositadas no local que traga a beleza e serenidade do meu ser :).

Mais vale dar flores aos vivos...e queimar os mortos... "

Ultima pincelada do pintor Rogério Ribeiro

O pintor e escultor Rogério Ribeiro morreu segunda-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a complicações cardíacas.

Natural de Estremoz, onde nasceu em 1930, formado pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Rogério Ribeiro era director, desde 1993, da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada.

As suas obras estão representadas em Almada, Lisboa, Chile e Japão.

Do artista existem pinturas em azulejo no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na estação dos comboios de Sete Rios, em Lisboa, na estação do metro de Santa Lucía, em Santiago do Chile, e no Arquivo Histórico Municipal de Usuqui, no Japão.

Participou no Movimento de Unidade Democrática (MUD) Juvenil e nas lutas estudantis de 1962. Em 1975, aderiu ao PCP, onde foi membro do Comité Central entre 1983 e 1992.

Em comunicado, divulgado no seu portal, o PCP recorda Rogério Ribeiro como "uma das figuras maiores da arte portuguesa", de "excepcional e multifacetada personalidade criadora".

“Ao legado da sua imensa obra plástica junta-se o do seu incansável trabalho de construtor e dinamizador cultural, o do pedagogo entusiasta, o do combatente político pelas causas da emancipação humana, o do resistente e dirigente comunista", refere a nota.

Fonte: Lusa

11 de março de 2008

Eugénio de Andrade

Poeta português, nasceu em 19 de Janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, Fundão, no seio de uma família de camponeses. A sua infância foi passada com a mãe, na sua aldeia natal. Mais tarde, prosseguindo os estudos, foi para Castelo Branco, Lisboa e Coimbra, onde residiu entre 1939 e 1945. Em 1947 entrou para a Inspecção Administrativa dos Serviços Médico-Sociais, em Lisboa. Em 1950 foi transferido para o Porto, onde fixou residência.

Abandonou a ideia de um curso de Filosofia para se dedicar à poesia e à escrita, actividades pelas quais demonstrou desde cedo profundo interesse, a partir da descoberta de trabalhos de Guerra Junqueiro e António Botto. Camilo Pessanha constituiu outra forte influência do jovem poeta Eugénio de Andrade.

A sua poesia caracteriza-se pela importância dada à palavra, quer no seu valor imagético, quer rítmico, sendo a musicalidade um dos aspectos mais marcantes da poética de Eugénio de Andrade, aproximando-a do lirismo primitivo da poesia galego-portuguesa ou, mais recentemente, do simbolismo de Camilo Pessanha.

O tema central da sua poesia é a figuração do Homem, não apenas do eu individual, integrado num colectivo, com o qual se harmoniza (terra, campo, natureza - lugar de encontro) ou luta (cidade - lugar de opressão, de conflito, de morte, contra os quais se levanta a escrita combativa).


É urgente

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade

10 de março de 2008

Pensar nos problemas do mundo

Porque há 145, no dia 8 de Março de 1857, quando centenas de mulheres de uma fábrica de vestuário e têxtil em Nova Iorque, se manifestavam contra o horário de 12 horas / dia, os baixos salários e as más condições de trabalho, a polícia interveio com violência desmedida… Nasceu o dia Internacional da Mulher.

Porque nos dias de hoje ficamos cegos com os nossos megas problemas do quotidiano!!!


Aqui ficam alguns problemas a sério dos países mais pobres, à guisa de pensamento da semana:
  • Morrem, por ano, à volta de 500 mil mulheres ao dar à luz por falta de assistência médica…
  • Em África, morre uma mulher em cada 16 partos…
  • No Mundo temos 1.200 milhões de seres humanos com fome, sendo que destes 70% são mulheres…
  • Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres…
  • Em grande parte dos países as mulheres não têm direito à educação, à saúde, aos recursos naturais e terem em seu nome alguma propriedade….
  • Em 102 países (cerca de metade dos que existem no mundo) a violência contra as mulheres não é crime…

questão: Tibete


O chefe espiritual dos budistas tibetanos, o Dalaï Lama, insurgiu-se hoje, dia 10 de março, contra as violações cometidas pela China contra o Tibete."A repressão aumenta até atingir enormes e inimagináveis violações dos direitos humanos, desde a negação da liberdade e a politização das questões religiosas", declarou o Dalaï Lama. Estes comentários severos do prémio Nobel da Paz contrastam com a moderação a que nos habituou, nos últimos anos, na sua oposição à China.

O Dalaï Lama que com 72 ans vive exilado em Dharamsala, no norte da Índia, desde 1959, defende a autonomia do Tibete e abre mão da sua independência, uma reivindicação apelidada de "via moderada", mas que a China rejeita.

"Desde há quase 6 décadas que os tibetanos vivem permanentemente sob o medo e a repressão chinesa", denunciou ainda, perante os seu partidários."Estes últimos anos o Tibete foi cenário de uma repressão e de uma brutalidade crescentes. Apesar destes acontecimentos infelizes, eu continuo deterninado a perseguir a política da 'via moderada'", assegurou.


Fonte: Le Nouvel Observateur

8 de março de 2008

Mulher


O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias.

É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar os seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era dia 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias se refugiassem dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com a policia, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem às mulheres.

Quando uma Mulher só observa uma Flor a cair
Cai do ar a flor.
Tão leve amada
desse trémulo espaço
aonde viaja o seu rasto
deslizando
aroma da sua imagem
ao amor...
Um pedaço de céu
e uma rama...
Nada mais
caiu no ar a flor.
Que sozinhos ficamos
sobre o mundo
meu coração e eu!

Nimia Vicens

7 de março de 2008

O rosto de Jean-Sébastien BACH


Uma moldagem em gesso da cabeça Jean- Sébastien Bach (1685-1750) foi apresentada na última segunda feira à imprensa, três semanas antes da abertura da exposição "Bach através do espelho da medicina", no Museu Jean- Sébastien Bach de Eisenach, cidade natal do compositor. Esta "reconstituição" será a peça principal desta manifestação organizada por ocasião do 323º aniversário do nascimento do músico.
A antropóloga escocêsa Caroline Wilkinson, conhecida por ter reconstituído o rosto do faraó Ramsès II, reproduziu o rosto do compositor graças um sistema de reconstrução facial por computador no Centro de Anatomia e Identificação Humana da Universidade de Dundee, na Escócia. Esta técnica que associa antropometria, dissecação humana e modelos estatísticos consegue reproduzir a estrutura craniana e os tecidos do rosto de um indivíduo.
A equipa da investigadora escocesa apoiou-se numa primeira reprodução em bronze do crânio, realizada em 1894 pelo anatomista Wilhelm His e do escultor Carl Ludwig Seffner, a partir do corpo exumado do compositor, enterrado perto de uma igreja de Eisenach. A semelhança do busto com o rosto do compositor, falecido com 65 anos, tem a probabilidade de 70 %.

Esta exposição aborda a vida do compositor e, nomeadamente, o seu confronto com a perda da visão em 1745. Cego e enfraquecido por duas operações às cataratas, Jean- Sébastien Bach morreu de apoplexia em 28 de Julho de 1750, algumas horas após ter recuperado, de repente, a vista...

Fonte: Le monde

6 de março de 2008

2.500 vinhos em prova livre no Porto

Dois mil e quinhentos vinhos de 300 produtores de nove países vão estar em prova livre entre quinta-feira e domingo no Palácio da Bolsa do Porto, na quinta edição do Essência do Vinho.

Pela segunda edição do Essência do Gourmet, que vai decorrer paralelamente a poucos metros do Palácio da Bolsa, no Mercado Ferreira Borges, vão passar 20 chefes de cozinha, entre os quais cinco estrangeiros, quatro a trabalhar em Portugal e o quinto no Brasil.

Este evento é organizado pela Associação Comercial do Porto e pela empresa Essência do Vinho, líder do mercado português de organização de eventos para promoção de vinho e gastronomia.

A empresa investiu na edição deste ano cerca de 500 mil euros, que espera recuperar em receitas de publicidade e na venda de bilhetes.

6 A 9 de Março entre as 15h e as 20h. Bilhetes custam 15 euros por um dia.

Fonte: Lusa

5 de março de 2008

Ville de Paris

Tour Eiffel


Notre Damme


Les Champs Élysées - Arc de Triomphe


Museu do Louvre


Place de La Concorde


Comentário:"Os anos passam, mas Paris não passa de moda. Na Cidade-luz senti-me um, entre os muitos milhões de turistas. Esta metrópole é fonte inesgotável de inspiração, de sonhos e de grandeza. Uma cidade multicultural e multiracial. Podemos experimentar diferentes culturas, ritmos e sabores, numa única viagem. Recomendo que planeie bem os seus dias e mentalize-se de que precisa de fazer opções numa cidade com tanto para ver e fazer. Esta experiência enriquece a alma e o espírito. Vale bem a pena novas viagens a Paris... Porque muito ainda à por ver e sentir."

Processo de Adopção

A adopção é o vínculo que, à semelhança da filiação natural, mas independentemente dos laços de sangue, se estabelece legalmente entre duas pessoas.

Existem dois tipos de adopção, a adopção plena (o adoptado adquire a situação de filho do adoptante, integrando-se na sua família, extinguindo-se as relações familiares entre a criança e os seus ascendentes e colaterais naturais) e a adopção restrita(adoptado conserva todos os direitos e deveres em relação à família natural, salvas algumas restrições estabelecidas na lei).

As idades do adoptado tem de ser inferior a 15 anos ou inferior a 18 anos, se não forem emancipados e tiverem sido confiados aos adoptantes ou a um deles com idade não superior a 15 anos ou se forem filhos do cônjuge do adoptante.


Para requerer a Adopção Pelna:
- Duas pessoas casadas ou em união de facto há mais de 4 anos e não separadas judicialmente de pessoas e bens ou de facto, se ambas tiverem mais de 25 anos;
- Uma pessoa se tiver mais de 30 anos ou mais de 25 anos, se o menor for filho do cônjuge do adoptante;
- Só pode adoptar quem não tiver mais de 60 anos á data em que o menor lhe tenha sido confiado, excepto se este for filho do cônjuge.
- A partir dos 50 anos, a diferença de idades entre o adoptante e o adoptado não pode ser superior a 50 anos, excepto se o menor a adoptar for filho do cônjuge do adoptante ou em situações especiais.

Para requerer a Adopção Restrita
Pessoas com mais de 25 anos e até 60 anos, se completados à data em que o menor lhes tenha sido confiado, excepto se este for filho do cônjuge.

Requisitos Necessários
- ter as idade referidas;
- fundamentar-se em motivos legítimos;
- apresentar reais vantagens para a criança a adoptar;
- não envolver sacrifício injusto para os outros filhos da pessoa que pretende adoptar;
- seja razoável supor que entre o adoptante e o adoptando se estabeleça um vínculo semelhante ao da filiação.

Este processo é requerido no Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência.

...

Fonte: Portal do Cidadão

Silencio de Maria Gabriela Llansol

“"... eu nasci em 1931, no decurso da leitura silenciosa de um poema". Lisboa, 24 de Novembro. A herança paterna, presente "na verticalidade e na maneira frontal de olhar", e o legado catalão que lhe vem dos bisavós maternos, darão corpo de escrita ao nome Llansol.

Falecida esta madrugada, com 76 anos, Maria Gabriela Llansol destacou-se na ficção contemporânea pela originalidade de obras como "Os Pregos na Erva", "O Livro das Comunidades", "A Restante Vida", "Um Beijo Dado mais Tarde" e "Lisboaleipzig".


A maior prosadora portuguesa do século XX, alguém que não era uma romancista, sequer uma ficcionista no sentido tradicional do termo, por não caber nos parâmetros do género. Alguém que, como disse Eduardo Prado Coelho, está no ponto em que «a escrita salva, redime, sustenta o bruxulear de uma luz, abre a vacilação de um caminho, e a literatura, essa, já começou a ficar para trás».


Texto online
"O texto é a única forma de identificar o sexo e a humanidade de alguém porque, ó poeta estranho, o sexo de alguém, é a sua narrativa. A sua, ou a que o texto conta, no seu lugar. Assim o sexo será como for o lugar do texto.
Quando se deseja alguém, como tu desejas Infausta, e ela deseja Johann, é o seu lugar cénico que se deseja,
os gestos do texto que descreve no espaço
e chamar-lhe
precioso companheiro;
de mim, direi que fui uma vez enviado,
trouxeste a frase que nunca antes leras,
o meu corpo a disse, e não reparaste que ficaste com ela escrita."

4 de março de 2008

Waterboys num concerto único em Gaia

A banda inglesa Waterboys regressa a Portugal para um concerto único a 14 de Março, no Pavilhão Municipal de Gaia, durante o qual apresentará o seu mais recente álbum, intitulado «Book of Lightning», anunciou esta sexta-feira a organização, citada pela Lusa.

Os Waterboys, liderados pelo vocalista escocês Mike Scott, surgiram há cerca de 25 anos e, ao longo da sua carreira, venderam mais de cinco milhões de discos em todo o mundo.

«The Whole of the Moon», «This is the Sea» e «Return of Pan» foram alguns dos temas mais conhecidos desta banda, que editou o seu último trabalho em Abril de 2007, reunindo 10 temas.

O concerto que os Waterboys vão dar em Gaia é uma iniciativa do pelouro da Juventude da Câmara de Gaia.

Valor dos bilhetes: 10€

Roupa e aparência geram discriminação na escola

Um em cada dois alunos portugueses (51%) diz que os colegas de escola são gozados pela roupa que usam e 36% por diferenças na aparência física, como o peso, segundo um estudo conduzido pelo British Council.

O estudo sobre a forma como os alunos vêem a escola, que é apresentado hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas, indica ainda que a cor da pele e a diferença de sotaque são motivo de gozo para 31% dos inquiridos em Portugal, a par da deficiência.


Na média dos sete países europeus onde se fez o estudo - Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido - as diferenças físicas são o principal factor de humilhação (39%), seguindo-se as deficiências (34%), sendo que a cor da pele e a indumentária surgem em terceiro lugar, com 30%. A raça surge em Portugal como motivo de gozo para 28% dos inquiridos, pouco acima da média (27%).

A existência de um problema de comportamentos intimidatórios entre colegas (bullying) na escola é reconhecida por 35% dos estudantes portugueses, exactamente a mesma percentagem dos que respondem negativamente. A média nos sete países alvo do estudo do British Council é de, respectivamente, 32 %.

Por outro lado, apenas 3% admite ter sido alvo de bullying nos últimos três meses, um valor aquém da média de 9%, e sugestivo de alguma vergonha entre as vítimas.

Fonte: Diário de Notícias

3 de março de 2008

Nova Iorque combate obesidade com bancas móveis de frutas e vegetais


Se for a Manhattan e sentir fome, mas não tiver tempo para uma refeição completa, tem uma alternativa à “fast food”: bancas móveis de frutas e vegetais. Mas as pessoas que vivem nos bairros mais pobres de Nova Iorque, precisamente as que registam as maiores taxas de obesidade, não têm essa possibilidade de escolha, situação que as autoridades locais querem inverter com a instalação de mil “bancas verdes” nessas áreas.

Nesta quarta-feira, a medida foi votada favoravelmente pelo Conselho da Cidade e a sua porta-voz, Christine Quinn, garantiu à Reuters que os nova-iorquinos mais desfavorecidos terão melhor acesso a produtos frescos e naturais o mais tardar na Primavera: “As comunidades na nossa cidade onde a obesidade e a diabetes continuam a subir muito são as mesmas onde falta até o acesso mais básico a frutas e vegetais frescos”.A disparidade entre zonas ricas e pobres é significativa: há mais de quatro mil “bancas verdes” em Nova Iorque, mas a grande maioria situa-se em zonas abastadas, como Manhattan. Os apoiantes da decisão argumentam que os mais pobres estão cercados por lojas de conveniência, que vendem em geral produtos processados e embalados.Os opositores à medida também se fizeram ouvir, e com sucesso relativo, pois os protestos dos supermercados e dos donos de lojas conseguiram baixar o número de autorizações previstas na proposta inicial. “Se as pessoas quisessem esses produtos, as lojas vendê-los-ia e haveria ‘bancas verdes’ nas ruas”, argumentou o conselheiro John Liu.Apesar da pressão dos supermercados e das lojas de conveniência, pelo menos mil novas bancas vão para as ruas dos bairros pobres. Os números são elucidativos do problema: mais de metade dos nova-iorquinos adultos tem excesso de peso e 700 mil sofrem de diabetes, mas, enquanto em Manhattan a taxa de obesidade é de 15 por cento, nos bairros de Harlem, South Bronx e Bedford-Stuyvesant, em Brooklyn, o valor sobre para 27 por cento.Esta não é a primeira medida das autoridades de Nova Iorque para levar os seus cidadãos a terem hábitos mais saudáveis: em 2003, a cidade proibiu que se fumasse em bares em restaurantes, em 2006 proibiu os restaurantes de usaram gorduras trans-saturadas e prepara-se para obrigar as cadeias de “fast food” a indicar a quantidade de calorias nos placards dos seus menus.

Fonte: www.publico.pt ( Peso & Medida )

Obras em casa já não precisam de licença camarária

As obras em casa não precisam de licença camarária a partir de hoje e quem assinar os projectos pode ficar até quatro anos sem exercer se violar as regras urbanísticas. Segundo o novo Regime Jurídico da Urbanização e Edificação que entrou hoje em vigor.

Ler mas em: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1321400&idCanal=62

Fonte: www.publico.pt

Novo Presidente da Russia - Dmitri Medvedev

Como previsto, Dmitri Medvedev

Como o previsto, Dmitri Medvedev venceu as eleições presidenciais russas à primeira volta. De acordo com as sondagens à boca das urnas, realizadas pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, Medvedev deverá conseguir 69,6%. Em segundo lugar vem o líder comunista Guennadi Ziuganov, com 17,2%, seguido de Vladimir Jirinovski, com 11,4%. Em último lugar figura Andrei Bogdanov, com 1,8%. O presidente da Comissão Eleitoral Central, Vladimir Tchurov, estimava que a afluência às urnas terá rondado os 67%. Ao princípio da noite de ontem, quando estavam contados quase um terço dos votos, Medvedev liderava com 66,8%, mas a sua posição melhorava regularmente à medida que se adicionavam novos resultados.Com um resultado final praticamente já garantido por antecipação, as autoridades esforçaram-se por assegurar a afluência às urnas. A lei russa não prevê um limite mínimo para que o sufrágio seja considerado válido, mas uma afluência baixa poderia ser interpretada como um sinal de descontentamento. As iniciativas para convencer os eleitores, além da tradicional publicidade, incluíam venda de produtos alimentares, "saldos" especiais e concertos. Em alguns locais em S.Petersburgo foi feita uma distribuição gratuita de um medicamento para o coração para motivar eleitores mais idosos. Não faltaram os "recursos administrativos", expressão que na Rússia designa a pressão directa das autoridades civis ou laborais. "Depois de votar tenho de confirmar à enfermeira-chefe que votei", disse ao JN Lena S., médica em Moscovo. O controlo foi imposto pela direcção do hospital, tal como acontece noutras instituições estatais. O incumprimento das "instruções eleitorais" das chefias pode acarretar grandes dissabores. A Chechénia, provavelmente, volta a ser uma das regiões mais fiéis às orientações do Kremlin. A afluência às urnas ultrapassou os 90% e os votos favoráveis a Medvedev deverão rondar os 88%. Na vizinha Inguchetia, agitada nos últimos tempos por atentados e manifestações, a afluência foi de 87%, segundo os dados oficiais. Ontem à noite, Medvedev, acompanhado por Putin, fez a sua entrada triunfal no palco montado na Praça Vermelha, onde decorria um concerto para festejar o resultado. Putin sublinhou que as eleições se realizaram "segundo a lei e de acordo com a Constituição".


Fonte: www.jn.pt

Poeta do Mês - CASTRO ALVES

António de Castro Alves nasceu a 14 de Março de 1847 na Bahia, Brasil.
Expirou às três e meia da tarde, no dia 6 de julho de 1871, no Palacete do Sodré, junto a uma janela banhada pelo sol.

Adormecida

NOITE, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço do tapete rente.

'Stava aberta a janela. Um cheiro agreste
Exalavam as silvas da campina...
E ao longe, num pedaço do horizonte,
Via-se a noite plácida e divina.

De um jasmineiro os galhos encurvados,
Indiscretos entravam pela sala,
E de leve oscilando ao tom das auras,
Iam na face trêmulos — beijá-la.

Era um quadro celeste!...A cada afago
Mesmo em sonhos a moça estremecia...
Quando ela serenava... a flor beijava-a...
Quando ela ia beijar-lhe... a flor fugia...

Dir-se-ia que naquele doce instante
Brincavam duas cândidas crianças...
A brisa, que agitava as folhas verdes,
Fazia-lhe ondear as negras tranças!

E o ramo ora chegava ora afastava-se...
Mas quando a via despeitada a meio,
P'ra não zangá-la... sacudia alegre
Uma chuva de pétalas no seio...

Eu, fitando esta cena, repetia
Naquela noite lânguida e sentida:
"Ó flor! - tu és a virgem das campinas!
"Virgem! - tu és a flor da minha vida!..."

Castro Alves - S. Paulo, Novembro de 1868