5 de junho de 2008

Doença cardiovascular mata uma em cada três mulheres

As doenças cardiovasculares causaram a morte a 22 mil mulheres em 2007, revela a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC). Estas patologias afectaram, nesse ano, mais quatro mil mulheres do que homens, sendo actualmente nove vezes mais fatal do que o cancro da mama. O impacto destas doenças tem motivado a intervenção de várias sociedades e instituições.

A campanha Mulheres de Vermelho, promovida pela FPC, visa alertar as mulheres entre os 40 e os 60 para a necessidade de fazerem rastreios e mudarem estilos de vida. Ontem, a secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz, foi fazer os exames no Ministério do Trabalho, em Lisboa.

O acidente vascular cerebral e o enfarte do miocárdio matam, em conjunto, nove vezes mais mulheres do que o cancro da mama, frisa a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

No caso da alimentação, há medidas em estudo, como a redução do teor do sal em alimentos ou a restrição da venda de determinados produtos em máquinas. Quanto ao desporto, Idália Moniz admite haver "mais pessoas a praticar exercício físico, mas o número é manifestamente insuficiente". Sobre as críticas de falta de espaços para o exercício, é peremptória: "Andamos permanentemente a deitar as culpas à falta de espaços, quando vemos em todo o mundo aglomerados de pessoas a praticar sem estruturas. Penso que falta aos portugueses um bocadinho de força de vontade".

Fonte: Jornal Diário de Notícias

Sem comentários: