9 de junho de 2008

'Carpooling' dois sites para combinar 'boleias' em Portugal

A ideia surgiu quando Paulo Gingão estava preso no trânsito no temível IC19, a caminho de Lisboa. No meio de milhares de pessoas sozinhas dentro dos seus carros, devia haver algumas com percursos e horários semelhantes. Se pudesse combinar boleias e partilhar o carro pouparia dinheiro, o ambiente, e ainda teria companhia. O sistema de partilha do automóvel entre pessoas que residem perto e se deslocam para os mesmos sítios, conhecido como carpooling, não é novo mas a Internet veio dar uma ajuda preciosa.

Em Março do ano passado, foi lançado o deboleia.com (http://www.deboleia.com/) Este site de carpooling funciona através da colocação de anúncios e todos os dias surge uma mão cheia de pedidos.

Em Março deste ano lançaram novo site no endereço www.carpool.com.pt, desta vez como novas funcionalidades: "incluimos um mapa, uma aplicação do Google, que pode ser usada livremente, para ser mais fácil para os utilizadores, e está a ir muito bem", disse Paulo Gingão em declarações ao DN. Curiosamente o que custou mais não foi pôr o site de pé, conta o informático, mas sim divulgação do conceito.

Agora, já tem mais de mil utilizadores inscritos e quase 600 com percursos configurados. Por enquanto, os gestores ainda não conseguem saber quantos conseguem realmente encontrar parceiros de viagem mas garantem que "há pessoas a partilhar". "Ainda não temos maneira de receber feedback e essa é uma das modificações que queremos fazer," explica Paulo.

Dar ou apanhar boleia de desconhecidos não deve assustar.

Fonte: Jornal Diário de Notícias

Sem comentários: