12 de junho de 2008

Tabaco rouba cinco anos de vida

Muito se tem falado dos malefícios do tabaco e há cada vez mais evidências de que os factos afinal são bem reais e não uma estratégia que apenas visa levar as pessoas a deixarem o vício. Por exemplo, o tabagismo encurta a vida dos homens e das mulheres em pelo menos cinco anos, segundo uma nova estimativa dos riscos de mortalidade ontem publicada nos Estados Unidos pela revista do Instituto Nacional do Cancro.

Para os homens que fumam, o risco de morrer de cancro do pulmão depois dos 60 anos é mais elevado que o de morrer de doença cardiovascular, de acordo com estes dados. Em contrapartida, para os que nunca fumaram, a probabilidade de morte por doença cardiovascular ultrapassa em qualquer idade a de morte por cancro do pulmão, cólon ou próstata.

Entre as fumadoras, os riscos de morrer de cancro do pulmão ou de doenças cardiovasculares são mais elevados até aos 40 anos do que os de morrer de cancro da mama, ao passo que entre as não fumadoras o risco de morte por doenças cardiovasculares é equivalente ao de sucumbir por cancro da mama até aos 60 anos.

Todavia, em qualquer idade, os homens têm um risco maior de mortalidade, juntando todas as causas, do que as mulheres, segundo este estudo.

Para chegar a este mapa das causas de mortalidade nos próximos dez anos, os investigadores recorreram a estatísticas dos Centros Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Enfim, dados que devem fazer pensar todos quanto perfilham o vício do tabaco.

Fonte: Jornal O Primeiro de Janeiro

Comentário:"Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa. Encontra todas as informações através do Portal da Saude "

Sem comentários: