4 de junho de 2008

Abaixo-assinado a favor de uma extensão da Cinemateca no Porto

O abaixo-assinado, lançado por estudantes universitários do Porto a favor da instalação na cidade de um pólo da Cinemateca Portuguesa, ultrapassou já as 2200 assinaturas na Internet, disse uma fonte ligada à iniciativa. Só segunda-feira o abaixo-assinado recolheu mais de 1000 assinaturas electrónicas, mas a recolha está também a ser efectuada através de meios convencionais.

No documento, os estudantes defendem que “a criação de uma extensão da Cinemateca no Porto, permitiria acabar com a carência de exibição cinematográfica sentida na cidade, ao nível da produção anterior à década de 90". Salientam ainda que “Lisboa usufrui de forma centralizada (...) dos serviços da Cinemateca Portuguesa, um organismo público suportado pelos contribuintes a nível nacional”.

Os signatários do documento consideram “insustentável que o funcionamento da Cinemateca não esteja de acordo com o seu âmbito nacional”. Assumem como “intolerável que a cidade de Lisboa, apenas por via desta instituição, tenha acesso, por dia, a cinco filmes na sua maioria anteriores à década de 90, enquanto o Porto passa vários meses sem poder ver uma obra histórica relevante”.

Fonte: Jornal Primeiro de Janeiro

Sem comentários: