25 de junho de 2008

Maria Rita nos coliseus de Lisboa e Porto

A cantora brasileira Maria Rita apresenta-se, esta terça e quarta-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e na próxima sexta-feira no Coliseu do Porto. Na bagagem traz o seu mais recente trabalho discográfico, intitulado "Samba meu".

A princípio era a filha de Elis Regina que também decidiu cantar. Durante algum tempo, essa imagem perseguiu-a, até porque a tonalidade das suas vozes é semelhante. Mas não foi preciso muito até Maria Rita se impor como um dos valores mais firmes da música popular brasileira.

A cantora decidiu aventurar-se nos palcos tardiamente: iniciou a vida profissional aos 24 anos. E o seu primeiro álbum, intitulado precisamente "Maria Rita", lançado em 2003, vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Seria difícil imaginar melhor para um disco de estreia.

Na sequência do êxito deste trabalho inicial, Maria Rita coleccionou prémios que só vieram confirmar o seu inegável talento de intérprete.

Em 2005 surgiu com novo álbum, "Segundo", e partiu para uma grande digressão pelo Brasil. Seguiram-se mais de 50 concertos no estrangeiro, entre os quais no Festival de Jazz de Montreux, North Sea Jazz Festival, San Francisco Jazz Festival, entre tantos outros. "Segundo" rendeu-lhe dois Grammy latinos, para melhor registo de música popular brasileira e ainda para melhor canção ("Caminho das águas", de Rodrigo Maranhão).

Será sobretudo sobre este seu mais recente trabalho que irão incidir os concertos a realizar nos coliseus de Lisboa e do Porto. E ao vivo a sua voz ganha outra dimensão, tornando-se bem mais expressiva.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: