25 de junho de 2008

PortoCartoon comemora Direitos Humanos

Os 60 anos da «Declaração dos Direitos Humanos» foram o mote da edição deste ano do «PortoCartoon-World Festival», que contou com a participação especial da Amnistia Internacional de Portugal.

Cerca de 400 trabalhos provenientes de mais de 70 países encheram a galeria de exposições do Museu Nacional da Imprensa, no Porto. Pela primeira vez o vencedor do festival foi um cartoonista português, Augusto Cid. O artista representou a repressão do povo tibetano ilustrando, de uma forma original, a chama olímpica.

A maior exposição de sempre do «PortoCartoon» conta com as ilustrações expostas no Museu da Imprensa mas também com outras exposições espalhadas pela cidade: no aeroporto, na estação de comboios, entre outras.

Uma das principais atracções do PortoCartoon está relacionada com a abertura de uma exposição comemorativa do bicentenário de Honoré Daumier, um dos maiores desenhadores satíricos de sempre. A mostra vai passar a integrar o leque de exposições permanentes do Museu Nacional da Imprensa.

A exposição abre ao público dia 20 de Junho e prolongar-se-á até ao dia 31 de Dezembro. A sessão solene de abertura contará com os vencedores que irão receber os prémios desenhados pelo arquitecto Siza Vieira.

Fonte: Diário IOL

Sem comentários: