12 de junho de 2008

Uma em cada sete crianças no mundo trabalha

O alerta da OIT acontece na data em que se assinala o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, com a entidade a lançar um objectivo ambicioso: abolir o flagelo até 2016 através da educação.

"Uma grande parte das 75 milhões de crianças sem acesso à educação primária começam a trabalhar com uma idade prematura", denunciou a organização, defendendo "a necessidade de impulsionar o acesso às escolas para romper o ciclo da pobreza e do trabalho infantil, e erradicar as suas piores formas em 2016".

"Devemos trabalhar para que toda a criança tenha direito à educação e para que não tenha que trabalhar para sobreviver. O objectivo é uma educação de qualidade para as crianças e um trabalho decente para os adultos", afirmou o director-geral da OIT, Juan Somalia.

A entidade estima que o trabalho infantil afecte cerca de 165 milhões de crianças entre os 5 e os 14 anos, que "cumprem longos horários de trabalho, frequentemente em condições perigosas".

Os níveis mundiais mais elevados são registados nas regiões Ásia-Pacífico, onde 122 milhões de crianças estão a trabalhar, e África Subsariana, com quase 50 milhões de crianças com estatuto de trabalhadores, representando mais de um quarto (26 por cento) do número total de crianças, revela o relatório da entidade.(...)

Fonte: Jornal Açoriano Oriental

Sem comentários: