12 de junho de 2008

A história de um sábio

«História do Sábio fechado na sua Biblioteca» conta a história de um sábio chinês que vivia há muitos anos fechado na sua biblioteca e sabia tudo, tudo. Nada do que existia, e até do que não existia, tinha para ele segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo.

Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Ora, como conhecia todas as coisas, a sua vida era, claro, muito triste e desinteressante. Mesmo as coisas mais misteriosas, como, por exemplo, os cortinados agitando-se com o vento, ou, à noite, os móveis rangendo como se falassem uns com os outros, não tinham para ele qualquer mistério. Até que um dia, um estrangeiro bateu à porta da biblioteca. É assim que se apresenta o inédito de Manuel António Pina, que estreia no próximo sábado no Teatro da Vilarinha, às 21h45.

No ano em que completa 30 anos, a Pé de Vento celebra a data com o autor da primeira peça que a companhia apresentou em Julho de 1978. Destinada ao público com mais de 6 anos de idade, a peça estará em cena até 20 de Julho, sábados às 16h00 e às 21h45 e domingos às 16h00.

O espectáculo de 50 minutos tem interpretação de Rui Spranger e Sara Paz; cenografia de João Calvário e Rui Azevedo; figurinos de Susanne Rösler; máscaras de Mestre Esteves e Tozé; e música original de Pedro Junqueira Maia.

João Luiz, director da companhia de teatro portuense, lembra em comunicado que “há precisamente 30 anos, estava o Pé de Vento a ensaiar o seu primeiro espectáculo e a estrear-se como Companhia Profissional de Teatro para a Infância e Juventude, com um texto de Manuel António Pina”. Foi também há 30 anos que Manuel António Pina aceitou integrar o seu núcleo impulsionador, como escritor residente, e fundar com Maria João Reynaud e João Luiz o Pé de Vento.

Fonte: Jornal O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: