27 de junho de 2008

200 Mensagens depois

Poema Métrico

Quando estive a cem metros
Pensei em ir em frente.
Refleti e percebi que
Se fosse mais cem metros
Estaria duzentos metros a frente dos
cem metros que estive
quando tu estavas cem metros atrás
dos duzentos metros deste poema infiel e
ridiculamente medido.

Duzentos vezes escrevemos, comentamos e partilhamos...

25 de junho de 2008

Maria Rita nos coliseus de Lisboa e Porto

A cantora brasileira Maria Rita apresenta-se, esta terça e quarta-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e na próxima sexta-feira no Coliseu do Porto. Na bagagem traz o seu mais recente trabalho discográfico, intitulado "Samba meu".

A princípio era a filha de Elis Regina que também decidiu cantar. Durante algum tempo, essa imagem perseguiu-a, até porque a tonalidade das suas vozes é semelhante. Mas não foi preciso muito até Maria Rita se impor como um dos valores mais firmes da música popular brasileira.

A cantora decidiu aventurar-se nos palcos tardiamente: iniciou a vida profissional aos 24 anos. E o seu primeiro álbum, intitulado precisamente "Maria Rita", lançado em 2003, vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Seria difícil imaginar melhor para um disco de estreia.

Na sequência do êxito deste trabalho inicial, Maria Rita coleccionou prémios que só vieram confirmar o seu inegável talento de intérprete.

Em 2005 surgiu com novo álbum, "Segundo", e partiu para uma grande digressão pelo Brasil. Seguiram-se mais de 50 concertos no estrangeiro, entre os quais no Festival de Jazz de Montreux, North Sea Jazz Festival, San Francisco Jazz Festival, entre tantos outros. "Segundo" rendeu-lhe dois Grammy latinos, para melhor registo de música popular brasileira e ainda para melhor canção ("Caminho das águas", de Rodrigo Maranhão).

Será sobretudo sobre este seu mais recente trabalho que irão incidir os concertos a realizar nos coliseus de Lisboa e do Porto. E ao vivo a sua voz ganha outra dimensão, tornando-se bem mais expressiva.

Fonte: Jornal de Notícias

Roberto Carlos e Caetano Veloso celebram em palco 50 anos da bossa nova

A imprensa brasileira dá hoje conta de que este encontro inédito está marcado para o dia 15 de Agosto no Rio de Janeiro, com Roberto Carlos e Caetano Veloso a partilharem o mesmo palco para interpretarem temas de Tom Jobim, um dos mestres da bossa nova.

A direcção musical estará a cargo de Jaques Morelembaum e entre os músicos que os acompanharão figura Daniel Jobim, neto de António Carlos Jobim. O programa de celebração do ritmo desconcertante inclui ainda o regresso aos palcos de João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, nos meses de Agosto e Setembro.

O pianista e compositor João Donato, contemporâneo da bossa nova, será outro dos homenageados nesta celebração, que inclui ainda actuações em São Paulo e Rio de Janeiro de Miúcha, Adriana Calcanhotto, Bebel Gilberto, Fernanda Takai, Marcelo Camelo, Marcelo D2 ou Roberta Sá.

O programa é patrocinado pelo banco ItaúBrasil e conta entre os consultores personalidades como o produtor Nelson Motta, o musicólogo Zuza Homem de Mello e o antropólogo Hermano Vianna.

Fonte: Jornal de Notícias

Manuel Cerdeiral já escolheu namorada

Menos de dois meses depois, já escolheu uma "noiva certa" entre mais de 30 candidata.

Chama-se Margarida, tem 71 anos e mora em Penafiel a mulher que conquistou o coração de Manuel Cerdeiral. Para já, não quer "aparecer nos jornais e nas televisões", mas garantiu ao JN que "estará presente num jantar que está a ser organizado para a próxima sexta-feira, dia 27", no restaurante "O Forno", em Vilarinho da Samardã, tal como estava prometido pela empresária e presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, Carolina Brites: "Vai ser uma espécie de noivado. Haverá baile e tudo. Já estão a ser feitas reservas de pessoas que querem dar os parabéns", esclarece esta última.

Margarida conta que é "viúva há 12 anos", tem "seis filhos, mais de uma dezena de netos e três bisnetos". Viu a notícia na televisão e achou "logo piada. Depois vim ao café e estava lá o "Jornal de Notícias". Via a fotografia e tirei a morada. Resolvi escrever. A princípio percebi que andava entretido com várias candidatas, mas acho que ele é esperto e quando nos conhecemos, foi um clic. Apesar da idade, gostei muito dele e tem sido muito simpático e meu amigo", garante.

Manuel Cerdeiral desfaz-se em elogios: "É bonita, simpática e fala como uma advogada. É culta, sabe falar de política e de tudo um pouco. Vou ver se não a deixo fugir. Mas como já passámos quatro dias juntos e correu tudo bem, estou com muita esperança", refere.

Margarida também está "entusiasmada. Até já lhe disse que se calhar nos conhecemos numa vida anterior e agora podemos ficar juntos de novo". Muito simpática, de trato agradável, a eleita tem sido "aprovada" pelas pessoas que a vão conhecendo. Uma vizinha que preferiu não identificar-se opina: "É uma mulheraça, muito elegante. Nunca pensávamos".

Fonte: Jornal de Notícias

Obesidade

Cerca de 31% das crianças e jovens entre os dez e os 18 anos têm excesso de peso ou são obesos. São dados de um estudo nacional sobre obesidade que vão ser revelados num encontro organizado pela Plataforma Nacional contra a Obesidade, e que começa esta manhã em Lisboa.

As conclusões desta investigação, que analisou mais de cinco mil e quinhentas crianças e adolescentes, não surpreendem João Breda, o responsável pela Plataforma contra a Obesidade: “A verdade é que [este estudo] vem confirmar uma prevalência muito elevada de excesso de peso entre os adolescentes portugueses, o que não nos espanta”.

Fonte: Rádio Renascença

PortoCartoon comemora Direitos Humanos

Os 60 anos da «Declaração dos Direitos Humanos» foram o mote da edição deste ano do «PortoCartoon-World Festival», que contou com a participação especial da Amnistia Internacional de Portugal.

Cerca de 400 trabalhos provenientes de mais de 70 países encheram a galeria de exposições do Museu Nacional da Imprensa, no Porto. Pela primeira vez o vencedor do festival foi um cartoonista português, Augusto Cid. O artista representou a repressão do povo tibetano ilustrando, de uma forma original, a chama olímpica.

A maior exposição de sempre do «PortoCartoon» conta com as ilustrações expostas no Museu da Imprensa mas também com outras exposições espalhadas pela cidade: no aeroporto, na estação de comboios, entre outras.

Uma das principais atracções do PortoCartoon está relacionada com a abertura de uma exposição comemorativa do bicentenário de Honoré Daumier, um dos maiores desenhadores satíricos de sempre. A mostra vai passar a integrar o leque de exposições permanentes do Museu Nacional da Imprensa.

A exposição abre ao público dia 20 de Junho e prolongar-se-á até ao dia 31 de Dezembro. A sessão solene de abertura contará com os vencedores que irão receber os prémios desenhados pelo arquitecto Siza Vieira.

Fonte: Diário IOL

13 de junho de 2008

Inédito de Caeiro


Gosto do céu porque não creio que ele seja infinito.
Que pode ter comigo o que não começa nem acaba?
Não creio no infinito, não creio na eternidade.
Creio que o espaço começa algures e algures acaba
E que longe e atrás disso há absolutamente nada.
Creio que o tempo tem um princípio e terá um fim,
E que antes e depois disso não havia tempo.
Por que há-de ser isto falso? Falso é falar de infinitos
Como se soubéssemos o que são de os podermos entender.
Não: tudo é uma quantidade de cousas.
Tudo é definido, tudo é limitado, tudo é cousas.

Caeiro Poemas Inéditos, sem data

Paraplégico liderava grupo de assaltantes

A GNR de Felgueiras desmantelou, na noite de 11 de Junho, um grupo que se dedicava há vários meses ao furto em residências e estabelecimentos, liderado por um paraplégico de Macieira da Lixa, Felgueiras.

Segundo disse hoje à Lusa fonte policial, o grupo actuava nos concelhos de Celorico de Basto, Felgueiras, Amarante e Marco de Canaveses. O líder da quadrilha combinava ao fim do dia, segundo a fonte, conjuntamente com outros suspeitos, o tipo de furtos a realizar.

O cabecilha já tem antecedentes criminais, contando com condenações por homicídio e tráfico de droga, sendo conhecido na sua zona de residência como uma pessoa violenta, disse à Lusa Babo Nogueira, comandante do Destacamento do Felgueiras da GNR.

Segundo o oficial, os objectos furtados eram deixados na casa do cabecilha, que os despachava para receptores que operam na região ou procedia ao seu desmantelamento.

Na busca efectuada por militares da GNR, na residência do líder do grupo, foi encontrado diverso material furtado, incluindo ferramentas utilizadas na construção civil e oficinas de mecânica, utensílios domésticos, auto-rádios, grande quantidade de gasóleo furtado e elevado número de garrafas de gás butano.

Foram ainda apreendidas três viaturas, uma das quais de mercadorias, utilizadas nos assaltos. Também foi apreendida uma pistola de calibre 6.35.

Nesta operação, além dos suspeitos do grupo, foram ainda constituídos arguidos outros indivíduos que alegadamente receptavam os objectos furtados.

Fonte: Jornal Sol

12 de junho de 2008

Uma em cada sete crianças no mundo trabalha

O alerta da OIT acontece na data em que se assinala o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, com a entidade a lançar um objectivo ambicioso: abolir o flagelo até 2016 através da educação.

"Uma grande parte das 75 milhões de crianças sem acesso à educação primária começam a trabalhar com uma idade prematura", denunciou a organização, defendendo "a necessidade de impulsionar o acesso às escolas para romper o ciclo da pobreza e do trabalho infantil, e erradicar as suas piores formas em 2016".

"Devemos trabalhar para que toda a criança tenha direito à educação e para que não tenha que trabalhar para sobreviver. O objectivo é uma educação de qualidade para as crianças e um trabalho decente para os adultos", afirmou o director-geral da OIT, Juan Somalia.

A entidade estima que o trabalho infantil afecte cerca de 165 milhões de crianças entre os 5 e os 14 anos, que "cumprem longos horários de trabalho, frequentemente em condições perigosas".

Os níveis mundiais mais elevados são registados nas regiões Ásia-Pacífico, onde 122 milhões de crianças estão a trabalhar, e África Subsariana, com quase 50 milhões de crianças com estatuto de trabalhadores, representando mais de um quarto (26 por cento) do número total de crianças, revela o relatório da entidade.(...)

Fonte: Jornal Açoriano Oriental

Tabaco rouba cinco anos de vida

Muito se tem falado dos malefícios do tabaco e há cada vez mais evidências de que os factos afinal são bem reais e não uma estratégia que apenas visa levar as pessoas a deixarem o vício. Por exemplo, o tabagismo encurta a vida dos homens e das mulheres em pelo menos cinco anos, segundo uma nova estimativa dos riscos de mortalidade ontem publicada nos Estados Unidos pela revista do Instituto Nacional do Cancro.

Para os homens que fumam, o risco de morrer de cancro do pulmão depois dos 60 anos é mais elevado que o de morrer de doença cardiovascular, de acordo com estes dados. Em contrapartida, para os que nunca fumaram, a probabilidade de morte por doença cardiovascular ultrapassa em qualquer idade a de morte por cancro do pulmão, cólon ou próstata.

Entre as fumadoras, os riscos de morrer de cancro do pulmão ou de doenças cardiovasculares são mais elevados até aos 40 anos do que os de morrer de cancro da mama, ao passo que entre as não fumadoras o risco de morte por doenças cardiovasculares é equivalente ao de sucumbir por cancro da mama até aos 60 anos.

Todavia, em qualquer idade, os homens têm um risco maior de mortalidade, juntando todas as causas, do que as mulheres, segundo este estudo.

Para chegar a este mapa das causas de mortalidade nos próximos dez anos, os investigadores recorreram a estatísticas dos Centros Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Enfim, dados que devem fazer pensar todos quanto perfilham o vício do tabaco.

Fonte: Jornal O Primeiro de Janeiro

Comentário:"Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa. Encontra todas as informações através do Portal da Saude "

A história de um sábio

«História do Sábio fechado na sua Biblioteca» conta a história de um sábio chinês que vivia há muitos anos fechado na sua biblioteca e sabia tudo, tudo. Nada do que existia, e até do que não existia, tinha para ele segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo.

Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Ora, como conhecia todas as coisas, a sua vida era, claro, muito triste e desinteressante. Mesmo as coisas mais misteriosas, como, por exemplo, os cortinados agitando-se com o vento, ou, à noite, os móveis rangendo como se falassem uns com os outros, não tinham para ele qualquer mistério. Até que um dia, um estrangeiro bateu à porta da biblioteca. É assim que se apresenta o inédito de Manuel António Pina, que estreia no próximo sábado no Teatro da Vilarinha, às 21h45.

No ano em que completa 30 anos, a Pé de Vento celebra a data com o autor da primeira peça que a companhia apresentou em Julho de 1978. Destinada ao público com mais de 6 anos de idade, a peça estará em cena até 20 de Julho, sábados às 16h00 e às 21h45 e domingos às 16h00.

O espectáculo de 50 minutos tem interpretação de Rui Spranger e Sara Paz; cenografia de João Calvário e Rui Azevedo; figurinos de Susanne Rösler; máscaras de Mestre Esteves e Tozé; e música original de Pedro Junqueira Maia.

João Luiz, director da companhia de teatro portuense, lembra em comunicado que “há precisamente 30 anos, estava o Pé de Vento a ensaiar o seu primeiro espectáculo e a estrear-se como Companhia Profissional de Teatro para a Infância e Juventude, com um texto de Manuel António Pina”. Foi também há 30 anos que Manuel António Pina aceitou integrar o seu núcleo impulsionador, como escritor residente, e fundar com Maria João Reynaud e João Luiz o Pé de Vento.

Fonte: Jornal O Primeiro de Janeiro

11 de junho de 2008

Fernando Pessoa - 120 Anos

Moderna, urbana e múltipla, a poesia de Fernando Pessoa ainda é hoje das mais requisitadas na música portuguesa, do fado ao pop rock e agora também na cena hip hop e electrónica.

Fernando Pessoa nasceu no século XIX, há 120 anos, publicou apenas uma obra literária ("Mensagem"), mas - como um cometa - deixou um rasto poético que muitos músicos portugueses consideram ser actual, do século XXI.

Fernando Pessoa escreveu que "fado é poesia ajudada" e foram muitos os fadistas e compositores que recriaram os seus poemas, como Mariza, Camané, Teresa Tarouca, João Braga, António Mourão, Maria da Fé ou Carlos do Carmo.

Fora de fronteiras, é no Brasil que se encontram muitas reinterpretações musicais da obra de Fernando Pessoa. Adriana Calcanhotto, Milton Nascimento, Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Caetano Veloso, Edu Lobo, Dorival Caymmi são alguns dos autores brasileiros que já compuseram a partir da poesia de Pessoa.

Maria Bethânia editou em 1997 "Imitação da vida", álbum em que dizia poemas de Pessoa.

Fonte: RTP

Europa debate tratado sobre violência contra as mulheres

As medidas de combate à violência de género têm tido efeitos limitados. O diagnóstico é de uma task force do Conselho da Europa (CE) que ontem propôs, em Estrasburgo, um tratado para proteger as mulheres vítimas de violência, entre várias recomendações para lidar com o problema.

Tal como já existe uma Convenção Europeia dos Direitos Humanos, o CE deve desencadear um processo visando uma convenção europeia destinada a prevenir e combater a violência contra as mulheres.

Uma convenção destas é um instrumento internacional fundamental para dar uma dimensão de continuidade à luta contra o fenómeno, diz Manuel Lisboa, investigador português que integra o grupo de trabalho do CE. Se conseguirmos pôr isto em marcha será um avanço espantoso.

Segundo o documento que sintetiza as propostas, a Convenção Europeia dos Direitos Humanos não fornece uma protecção específica às mulheres vítimas de violência de género, afirma o investigador.

As recomendações da task force foram ontem debatidas no primeiro dia da conferência de encerramento da campanha de combate à violência contra as mulheres (no seio da família, mas também na comunidade, incluindo a violação e o abuso sexual) lançada em 2006 pelo CE. O encontro, que termina hoje, reúne representantes de 47 estados-membros entre os quais o ministro português da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Em Portugal, os números sobre homicídios no seio da família não abundam. Sabe-se que em 2006 havia nas cadeias portuguesas 212 detidos por homicídio conjugal (16,4 por cento dos homicidas presos). Mas, com a excepção de casos pontuais, as estatísticas do Ministério da Justiça não discriminam qual a relação entre as vítimas de homicídio e os homicidas.

Fonte: Jornal Público

9 de junho de 2008

'Carpooling' dois sites para combinar 'boleias' em Portugal

A ideia surgiu quando Paulo Gingão estava preso no trânsito no temível IC19, a caminho de Lisboa. No meio de milhares de pessoas sozinhas dentro dos seus carros, devia haver algumas com percursos e horários semelhantes. Se pudesse combinar boleias e partilhar o carro pouparia dinheiro, o ambiente, e ainda teria companhia. O sistema de partilha do automóvel entre pessoas que residem perto e se deslocam para os mesmos sítios, conhecido como carpooling, não é novo mas a Internet veio dar uma ajuda preciosa.

Em Março do ano passado, foi lançado o deboleia.com (http://www.deboleia.com/) Este site de carpooling funciona através da colocação de anúncios e todos os dias surge uma mão cheia de pedidos.

Em Março deste ano lançaram novo site no endereço www.carpool.com.pt, desta vez como novas funcionalidades: "incluimos um mapa, uma aplicação do Google, que pode ser usada livremente, para ser mais fácil para os utilizadores, e está a ir muito bem", disse Paulo Gingão em declarações ao DN. Curiosamente o que custou mais não foi pôr o site de pé, conta o informático, mas sim divulgação do conceito.

Agora, já tem mais de mil utilizadores inscritos e quase 600 com percursos configurados. Por enquanto, os gestores ainda não conseguem saber quantos conseguem realmente encontrar parceiros de viagem mas garantem que "há pessoas a partilhar". "Ainda não temos maneira de receber feedback e essa é uma das modificações que queremos fazer," explica Paulo.

Dar ou apanhar boleia de desconhecidos não deve assustar.

Fonte: Jornal Diário de Notícias

5 de junho de 2008

O futuro está hipotecado

As principais comemorações internacionais da edição deste ano do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, terão lugar na cidade neozelandesa de Wellington, onde a Organização das Nações Unidas (que em 1972 instituiu a celebração anual da efeméride) renovará a mensagem relativa à urgência em estancar o fenómeno das alterações climáticas, enfatizando a necessidade de as sociedades modernas desenvolverem a capacidade de encontrar e pôr em prática respostas eficazes para um conjunto de realidades preocupantes, com graves implicações na esperança de vida do planeta e das espécies que nele coabitam.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente aconselha governos, empresas e comunidades a reduzir o volume das emissões de gases com efeito de estufa e alerta os cidadãos para o papel que cada um deles – cada um de nós – pode desempenhar no encalço desse objectivo, designadamente através de um menor consumo de energia e do desenvolvimento de uma atitude mais ecológica no quotidiano.

Na opinião do presidente da Quercus, “o futuro está hipotecado”, tendo em conta o facto de que “já estamos a utilizar recursos que deveriam estar disponíveis para as gerações vindouras”. A sustentabilidade, assegura, “foi ultrapassada em mais de 20 por cento”, e “a poluição que hoje produzimos vai afectar as gerações futuras”. Na mesma linha, acrescentou o especialista, “todos os anos ocorrem quatro mil mortes prematuras devidas à poluição do ar, e 40 por cento das águas dos nossos rios têm água avaliada como sendo de má ou muito má qualidade”.

Para sensibilizar os cidadãos portugueses para esta efeméride, a Quercus promove hoje diversas acções, em vários pontos do País, e tem agendados dois momentos: a assinatura de um protocolo com a Brisa na área da biodiversidade, com vigência no Tejo Internacional, e o lançamento de uma campanha de recolha selectiva de rolhas nos hipermercados da cadeia Modelo/Continente.

O presidente da Quercus congratula-se pelo facto de Portugal estar actualmente mais consciente da situação ambiental exigente aquém e além fronteiras, e por isso exorta todos os cidadãos a contribuir para um melhor Ambiente, com a consequente melhoria da qualidade de vida de todos os indivíduos, em Portugal e no mundo.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Doença cardiovascular mata uma em cada três mulheres

As doenças cardiovasculares causaram a morte a 22 mil mulheres em 2007, revela a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC). Estas patologias afectaram, nesse ano, mais quatro mil mulheres do que homens, sendo actualmente nove vezes mais fatal do que o cancro da mama. O impacto destas doenças tem motivado a intervenção de várias sociedades e instituições.

A campanha Mulheres de Vermelho, promovida pela FPC, visa alertar as mulheres entre os 40 e os 60 para a necessidade de fazerem rastreios e mudarem estilos de vida. Ontem, a secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz, foi fazer os exames no Ministério do Trabalho, em Lisboa.

O acidente vascular cerebral e o enfarte do miocárdio matam, em conjunto, nove vezes mais mulheres do que o cancro da mama, frisa a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

No caso da alimentação, há medidas em estudo, como a redução do teor do sal em alimentos ou a restrição da venda de determinados produtos em máquinas. Quanto ao desporto, Idália Moniz admite haver "mais pessoas a praticar exercício físico, mas o número é manifestamente insuficiente". Sobre as críticas de falta de espaços para o exercício, é peremptória: "Andamos permanentemente a deitar as culpas à falta de espaços, quando vemos em todo o mundo aglomerados de pessoas a praticar sem estruturas. Penso que falta aos portugueses um bocadinho de força de vontade".

Fonte: Jornal Diário de Notícias

4 de junho de 2008

Abaixo-assinado a favor de uma extensão da Cinemateca no Porto

O abaixo-assinado, lançado por estudantes universitários do Porto a favor da instalação na cidade de um pólo da Cinemateca Portuguesa, ultrapassou já as 2200 assinaturas na Internet, disse uma fonte ligada à iniciativa. Só segunda-feira o abaixo-assinado recolheu mais de 1000 assinaturas electrónicas, mas a recolha está também a ser efectuada através de meios convencionais.

No documento, os estudantes defendem que “a criação de uma extensão da Cinemateca no Porto, permitiria acabar com a carência de exibição cinematográfica sentida na cidade, ao nível da produção anterior à década de 90". Salientam ainda que “Lisboa usufrui de forma centralizada (...) dos serviços da Cinemateca Portuguesa, um organismo público suportado pelos contribuintes a nível nacional”.

Os signatários do documento consideram “insustentável que o funcionamento da Cinemateca não esteja de acordo com o seu âmbito nacional”. Assumem como “intolerável que a cidade de Lisboa, apenas por via desta instituição, tenha acesso, por dia, a cinco filmes na sua maioria anteriores à década de 90, enquanto o Porto passa vários meses sem poder ver uma obra histórica relevante”.

Fonte: Jornal Primeiro de Janeiro

3 de junho de 2008

Portugal é o país da Europa onde a comida sobe menos

Portugal foi o país da União Europeia onde os preços dos produtos alimentares menos subiram, mostram dados do Eurostat divulgados ontem. Os economistas explicam que o esmagamento do rendimento disponível das famílias deverá estar a obrigar as empresas a encurtarem as suas margens de lucro, em vez de reflectirem de imediato o aumento dos custos no preço final.

Enquanto a inflação dos bens alimentares chegou a 7,1% na UE e a 6,2% na zona euro, em Portugal ficou nos 3,2%. “As empresas não têm poder para repercutir os aumentos nos preços”, sublinha também Ivo Banaco, economista do Espírito Santo Research.

Entre as várias classes de alimentos, a maior subida de preços verificou-se no leite, queijos e ovos (14,1%) o que os economistas explicam com a subida dos preços das rações para a criação dos animais. Pão e os cereais foi outra das categorias que maior inflação sofreu (9,2%), repercutindo a subida de preços nos mercados internacionais.

A carne foi a classe de bens onde o aumento dos preços foi menor (0,7%) e nos vegetais houve uma queda de 17%. Na carne a justificação poderá estar no facto de “muitos produtores terem uma estrutura integrada (concentrando a produção de rações), conseguindo dissipar os aumentos dos custos”, adianta Rui Constantino, reconhecendo que será “mais fácil transferir os custos para o consumidor no caso do pão”.

Fonte: Jornal Diário Económico