4 de janeiro de 2008

Televisão Dgital Terrestre ( TDT )

Vem aí o quinto canal!!!!

Portugal vai ter, no próximo ano, um quinto canal generalista de televisão em sinal aberto. O anúncio foi feito ontem pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que disse ao CM prever que isso possa acontecer “no Inverno ou Primavera de 2009, um ano depois da abertura, em breve, do concurso para a plataforma da Televisão Digital Terrestre (TDT)”.
A TDT é o sistema que vai substituir os televisores actuais (analógicos) até 2012, baseando-se na difusão de sinal digital e que permite melhor qualidade de imagem e som, receber a internet na TV e programar o que se quer ver. O sistema também permite ver televisão em tempo real num automóvel.

Os consórcios que poderão concorrer a este novo canal serão “definidos pelo regulamento a elaborar numa fase seguinte”. O ministro sublinhou ao nosso jornal a vantagem da concorrência: “É uma ponderação positiva. Haver um novo canal significa aumentar a escolha dos telespectadores e a oferta de televisão. É, além disso, um incentivo à qualidade”.

No que respeita à publicidade, o governante frisou que “o valor do bolo publicitário não é constante, variando em função da qualidade da oferta. Hoje o bolo publicitário não é disputado apenas pelos três operadores generalistas, RTP, SIC e TVI, mas também por canais por cabo”. E concluiu: “Não há, para o Governo, razão suficiente para travar a emergência de novos canais de televisão em função da escassez do mercado publicitário.” Augusto Santos Silva sublinhou ainda que “o aparecimento de um novo canal generalista não aumentará as actuais limitações da RTP no acesso ao mercado publicitário”.

A resolução que prevê a abertura do concurso público para este novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa foi ontem aprovada em conselho de ministros.
Entretanto, Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, que detém a SIC, criticou, em declarações ao CM, esta decisão governamental: “Com o aumento da oferta em 40%, porque mais um canal significa isso, não haverá mercado, a não ser que a RTP deixe de ter publicidade”.

(...)

Eugénia Ribeiro / Filomena Galacho com M.B

Ver notícia completa em:
Realmente é isto que Portugal precisa!!! Num País pobre, com governantes pobres e com pobres dirigentes, estamos a invistir em algo que realmente vale a pena!!!...se vissemos o nosso Governo preocupado com a real e descontrolada subida dos preços dos combustiveis, com o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade acima da inflação, com a estagnação económica do País, com a taxa de desemprego a atingir o pior nível, no primeiro trimestre de 2007, dos últimos 15 anos que atingiu os 8,4%, seria sim um Governo preocupado, agora mais um canal de televisão....dá que pensar!

Mais, como já pagamos pouco para ter televisão, ainda vamos pagar mais quando este sistema for implementado na totalidade...
É um país que precisa de incentivos, mas não incentivos destes...qualidade sim, mas qualidade de vida.

Sem comentários: