10 de janeiro de 2008

Bastam pequenos gestos para viver mais 14 anos!!!

Conquistar mais 14 anos de vida depende, simplesmente, de comer mais sopa e fruta, de beber moderadamente, andar a pé e não fumar. A conclusão é de um estudo que quase nada proíbe, sugerindo antes pequenas mudanças no quoditiano, publicado,no "Public Library of Science Medicine" (PLos), que envolveu e monitorizou 20 mil pessoas por um período superior a 10 anos."

Bastam estes simples passos para vivermos para sempre:

  • Primeiro, temos um clima bom que nos permite alguma mobilidade, isto é, exercício físico, como andar a pé, sem gastar dinheiro;
  • Depois porque a alimentação tradicional portuguesa é rica em hortículas e frutas e qualquer pessoa aqui, ao contrário de noutros países, sabe fazer uma boa sopa.
  • Depois, até se pode beber um copo de vinho, mas só um.
  • A única proibição é o tabaco!!! Porque será???!!!


Estas pequenas alterações podem fazer toda a diferença. Os peritos que integraram o estudo - feito pela Universidade de Cambridge e pelo Conselho de Investigação Médica no condado de Norfolk, no Oeste de Inglaterra, entre 1993 e 2006 - descobriram que quem não mantinha hábitos saudáveis tinha quatro vezes mais possibilidades de morrer relativamente a quem levava uma vida sã. Os participantes tinham idades compreendidas entre os 45 e os 79 anos e não tinham nem cancro nem problemas cardíacos.

Os investigadores perceberam, de facto, que quem não fumavam, comia melhor, bebia menos e praticava mais exercício apresentou menores possibilidades de morrer, durante o período de tempo estudado. Kay-Tee Khaw, o professor que liderou o estudo, afirmou que esta "foi a primeira vez que todas estas categorias foram analisadas em conjunto". O estudo concluiu, ainda que a classe social e a massa corporal não têm influência na longevidade.

"Isto significa que uma grande parte da população pode realmente sentir os benefícios na saúde através de mudanças moderadas", realçam os peritos.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: