24 de janeiro de 2008

Dois milhões de pobres em Portugal...

São dois milhões em Portugal. O que significa que um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E há os «novos pobres», pessoas com emprego, mas cujo salário não chega para as necessidades. Tudo isto coloca Portugal na lista negra dos países com mais pobreza e o país da UE onde a desigualdade entre ricos e pobres é maior. Classe média tende a desaparecer!


A presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, garante que há hoje mais pessoas a pedir ajuda alimentar do que em anos anteriores.

Os números do INE, relativos a 2005, mostram que há dois milhões de pobres em Portugal. Ou seja, um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E os mais afectados são os idosos e famílias com mais filhos.

Já em 2006 o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado pelo INE indicou que 18 por cento dos indivíduos residentes em Portugal se encontravam em risco de pobreza, o que reflecte uma redução face aos dois anos anteriores.

As estatísticas do INE referem ainda que sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza.

Fonte: Portugal Diário

Sem comentários: